O olhar feminino em filmes : o cinema como prótese contra o patriarcado
dc.contributor.advisor | Weinmann, Amadeu de Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Giordano, Carolina Remussi | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T06:56:26Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282296 | pt_BR |
dc.description.abstract | O patriarcado está presente no imaginário da sociedade. O cinema, também, está inserido na conjuntura que perpetua esse sistema, o qual oprime mulheres e pessoas LGBT+. Ademais, o olhar masculino sempre foi predominante, tanto por quem produz cinema quanto pelos espectadores homens-cis, o olhar do homem foi e ainda é o principal. Isso afeta em como a própria sociedade vê as mulheres e as pessoas LGBT+. Com isso, é de interesse pensar em obras que fazem o movimento contrassexual, trabalhado por Paul Preciado, para mostrar como é possível outras formas de fazer cinema, com o olhar feminino. Então, analisarei duas produções feitas por mulheres que mostram esse olhar e para isso utilizarei, principalmente, os conceitos das críticas feministas de cinema Laura Mulvey, Ann Kaplan, e também o autor da contrassexualidade, Paul Preciado. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicanálise e cinema | pt_BR |
dc.subject | Patriarcado | pt_BR |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.title | O olhar feminino em filmes : o cinema como prótese contra o patriarcado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001217222 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License