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dc.contributor.advisorPedro, Eva Néri Rubimpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Lisane Nerypt_BR
dc.date.accessioned2011-03-25T05:59:54Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28227pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A problemática da institucionalização na infância e na adolescência, por estar presente na realidade de muitas famílias brasileiras em condições socioeconômicas desfavorecidas, representa uma dimensão relevante de estudo na atualidade. Para que se possa atuar da melhor forma junto às crianças institucionalizadas, é preciso conhecê-las, saber o que pensam, como se sentem e quais as suas necessidades no contexto em que se encontram. Objetivo: Conhecer como as crianças institucionalizadas descrevem o seu modo de vida. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo estudo de caso, com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado junto a nove crianças institucionalizadas na ONG Clínica Esperança de Amparo à criança, no município de Porto Alegre/RS. A pesquisa foi encaminhada ao Comitê de Ética da UFRGS obtendo aprovação (número 17920). As informações foram coletadas por meio da técnica de Grupo Focal e analisadas utilizando-se a análise temática de conteúdo da qual emergiram as categorias: Vivências positivas junto às outras crianças; Vivências negativas junto às outras crianças; Percepções do contexto da instituição; Expectativas das crianças e suas subcategorias. Resultados: A criança institucionalizada refere uma importante rede de apoio social dentro da instituição como uma maneira para amenizar a ausência familiar. As categorias revelam os principais agentes estressantes do cotidiano institucional, como a falta de privacidade, liberdade e exigência quanto às normas e rotinas. O desejo destas crianças é o retorno para o convívio familiar, apesar das dificuldades enfrentadas no lar. Estes indivíduos demonstraram cultivar expectativas em relação a um futuro próspero, feliz e digno após a saída do abrigo. Considerações: Considera-se que os resultados deste estudo possam oferecer subsídios aos profissionais da saúde e da educação que trabalham em instituição de abrigo, diante do conhecimento das percepções e aspirações destas crianças, podendo proporcionar a elas bem estar e uma melhor qualidade de vida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCriança institucionalizadapt_BR
dc.subjectAbrigopt_BR
dc.titleModo de vida de crianças institucionalizadaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000770110pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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