Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPalombini, Analice de Limapt_BR
dc.contributor.authorSouto, Letícia Rossini dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T06:55:46Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282266pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso buscou investigar a relação entre a aprendizagem musical no projeto Trilhos Sonoros na cidade de Canoas/RS e o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças que integram o referido projeto. A abordagem leva em conta uma educação não apenas tecnicista, mas que visa ao aprimoramento e ao desenvolvimento de habilidades sociais em crianças, de forma a oportunizar uma aprendizagem integral e uma formação mais engajada socialmente. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é compreender o impacto de uma educação musical implicada em questões sociais e de que forma isso contribui com o desenvolvimento das habilidades sociais de crianças. Como aporte teórico, a pesquisa dialoga com autores e autoras da área das habilidades sociais, como: Del Prette e Del Prette (do campo da Psicologia) e Carlos Augusto Pinheiro Souto (do campo da Música). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, pois objetiva compreender o processo de desenvolvimento das habilidades sociais por meio da educação musical, valendo-se do relato de experiência (RE), a partir do qual os saberes e fazeres, bem como os contextos vivenciados, podem ser problematizados e ressignificados oportunizando, assim, a produção de novos conhecimentos a partir do tratamento científico. Pretende-se, assim, contribuir para a ampliação do debate sobre o desenvolvimento das Habilidades Sociais (HS) por meio da educação musical.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPsicologia socialpt_BR
dc.titleOrquestrando o social na infância : aprendizagem musical e habilidades sociais em crianças do Projeto Trilhos Sonorospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001217479pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humanapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPsicologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples