Orquestrando o social na infância : aprendizagem musical e habilidades sociais em crianças do Projeto Trilhos Sonoros
dc.contributor.advisor | Palombini, Analice de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Souto, Letícia Rossini dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T06:55:46Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282266 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso buscou investigar a relação entre a aprendizagem musical no projeto Trilhos Sonoros na cidade de Canoas/RS e o desenvolvimento de habilidades sociais em crianças que integram o referido projeto. A abordagem leva em conta uma educação não apenas tecnicista, mas que visa ao aprimoramento e ao desenvolvimento de habilidades sociais em crianças, de forma a oportunizar uma aprendizagem integral e uma formação mais engajada socialmente. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é compreender o impacto de uma educação musical implicada em questões sociais e de que forma isso contribui com o desenvolvimento das habilidades sociais de crianças. Como aporte teórico, a pesquisa dialoga com autores e autoras da área das habilidades sociais, como: Del Prette e Del Prette (do campo da Psicologia) e Carlos Augusto Pinheiro Souto (do campo da Música). A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa, pois objetiva compreender o processo de desenvolvimento das habilidades sociais por meio da educação musical, valendo-se do relato de experiência (RE), a partir do qual os saberes e fazeres, bem como os contextos vivenciados, podem ser problematizados e ressignificados oportunizando, assim, a produção de novos conhecimentos a partir do tratamento científico. Pretende-se, assim, contribuir para a ampliação do debate sobre o desenvolvimento das Habilidades Sociais (HS) por meio da educação musical. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Habilidades sociais | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Psicologia social | pt_BR |
dc.title | Orquestrando o social na infância : aprendizagem musical e habilidades sociais em crianças do Projeto Trilhos Sonoros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001217479 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação Humana | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Psicologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Psicologia (447)