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dc.contributor.advisorMüller, Fernanda Mariapt_BR
dc.contributor.authorPeña, Cíntia Raquelpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-07T06:47:49Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282210pt_BR
dc.description.abstractA educação financeira exerce papel crucial na promoção da estabilidade econômica em um país, assim como no bem-estar de cada pessoa. O presente estudo tem o intuito de investigar fatores que explicam a educação financeira dos diferentes estados brasileiros. Para responder o objetivo de pesquisa, utilizou-se testes de hipótese e o modelo de regressão linear. Verificou-se que existe diferença significativa entre a educação financeira das regiões Norte e Nordeste e as demais regiões brasileiras, sendo os maiores valores identificados para as regiões Sul e Sudeste. Por meio do modelo de regressão verificou-se que a disponibilidade de recursos financeiros, o percentual de concluintes de nível superior educacional, a inclusão financeira, as despesas empenhadas pelo governo em prol da população de cada estado e a quantidade de alunos matriculados no ensino fundamental são variáveis que têm poder explicativo da educação financeira dos estados brasileiros.pt_BR
dc.description.abstractFinancial education plays a crucial role in promoting economic stability in a country, as well as in the well-being of each person. The present study investigates factors that explain financial education in different Brazilian states. Hypothesis tests and the linear regression model were used to answer the research objective. It was found that there is a significant difference between financial education in the North and Northeast regions and the other Brazilian regions, with the highest values identified for the South and Southeast regions. Using the regression model, it was found that the availability of financial resources, the percentage of higher education graduates, financial inclusion, expenditure committed by the government in favor of the population of each state, and the number of students enrolled in primary education are variables that have explanatory power for financial education in Brazilian states.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinancial educationen
dc.subjectBrazilian statesen
dc.subjectAdministração financeirapt_BR
dc.subjectRegressão linearpt_BR
dc.subjectSocioeconomic indicatorsen
dc.subjectEconomic diversityen
dc.subjectIndicadores financeirospt_BR
dc.subjectComportamento financeiropt_BR
dc.titleAnálise empírica de fatores que influenciam a educação financeira nos estados brasileirospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212647pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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