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dc.contributor.authorSchisler, Jessicapt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorHeidemann, Leonardo Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorCampomanes, Ricardo Robinsonpt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T06:50:28Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282004pt_BR
dc.description.abstractCompreender as limitações e as potencialidades dos modelos científicos é uma das dimensões da aprendizagem da Física. Uma alternativa para proporcionar essa compreensão é por meio da investigação experimental focada na avaliação das implicações das idealizações consideradas nesses modelos. Inseridos neste contexto, apresentamos uma investigação sobre o escoamento de fluidos em orifícios. Começamos analisando um modelo amplamente explorado em livros didáticos em que, pautado pela equação de Bernoulli, não são consideradas perdas de energia. Mostramos, a partir de dados experimentais coletados com videoanálise, que esse modelo não é adequado para representar o escoamento d’água, mesmo em orifícios com área menores do que 1% da área da superfície de fluido no recipiente. Propomos, então, um modelo de escoamento dissipativo mobilizando conceitos de hidrologia pouco usuais no ensino de Física. Mostramos que as predições desse modelo são corroboradas experimentalmente. Desse modo, o artigo é uma alternativa experimental para quem deseja explorar um problema de hidrodinâmica com enfoque no processo de modelagem científica, procurando, ao mesmo tempo, fomentar a aprendizagem conceitual e a compreensão do caráter representacional do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the limitations and potentialities of scientific models is a crucial aspect of learning Physics. One method to foster this understanding is through experimental investigation focused on assessing the implications of the idealizations considered in these models. Within this context, we present a study on fluid flow through orifices. We begin by analyzing a model widely explored in textbooks which, based on Bernoulli’s equation, does not account for energy losses. From experimental data collected via video analysis, we demonstrate that this model is inadequate for representing water flow, even in orifices with areas smaller than 1% of the fluid surface area in the container. Consequently, we propose a dissipative flow model, incorporating hydrology concepts that are rarely used in Physics education. We show that the predictions of this model are experimentally corroborated. Thus, this paper offers an experimental alternative for those wishing to explore a hydrodynamics problem with a focus on the scientific modeling process, aiming simultaneously to promote conceptual learning and understanding of the representational nature of knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 46 (2024), e20240227, 10 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHydrodynamicsen
dc.subjectHidrodinâmicapt_BR
dc.subjectFlowen
dc.subjectEscoamentopt_BR
dc.subjectVazãopt_BR
dc.subjectDischargeen
dc.subjectModelagem científicapt_BR
dc.subjectScientific modelingen
dc.titleE se a energia não se conserva? : um estudo sobre o escoamento d’água em um recipiente por meio de um orifício circularpt_BR
dc.title.alternativeWhat if energy is not conserved? : a study on water flow through a circular orifice in a containeren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001211634pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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