Ponderações sobre a gamificação e seus usos na educação física
dc.contributor.advisor | Ginciene, Guy | pt_BR |
dc.contributor.author | Trois, Allan Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-03T06:50:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281826 | pt_BR |
dc.description.abstract | A gamificação é um fenômeno atual que se encontra inserido em diversas temáticas devido a sua potencialidade de aumentar o engajamento do indivíduo com a prática. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar um panorama inicial de publicações sobre a gamificação na educação física. O presente estudo foi concebido na forma de uma revisão narrativa, a fim de oferecer informações de artigos científicos relacionados ao nosso tema de interesse. Para isso foi realizada uma busca pelos seguintes termos em português: gamificação AND educação física, gamificação AND esporte, e gamificação AND educação, nas bases de dados Lume, Scielo, e Revista Movimento. Além disso, foi realizada busca pelos seguintes termos em inglês: gamification AND physical education, gamification AND sport, e gamification AND education nas bases de dados Pubmed e Revista Physical education and sport pedagogy. Após a identificação das fontes a serem analisadas, foram coletados elementos tais quais os objetivos, a população, o método, as mecânicas e componentes de gamificação utilizados, os resultados e a conclusão dos autores. Com isso, este trabalho procurou apresentar o conceito de gamificação concernente à educação física, com interseções nas áreas de saúde, educação e esporte. Além disso, apresenta os exemplos de experiências de gamificação encontrados dentro dessas áreas do conhecimento, e discute os efeitos e resultados relacionados ao uso da gamificação. | pt_BR |
dc.description.abstract | Gamification is a new phenomenon studied within many different themes due to its potential regarding the engagement it evokes on the individual in relation to its practice. Therefore, our research has the goal of present an initial outlook of the publications concerning gamification and its relation to physical education. This study is conceived as a narrative review that offers information relevant within our theme. A search with the portuguese terms gamificação AND educação física, gamificação AND esporte, and gamificação AND educação was conducted in Lume, Scielo, and Revista Movimento databases, and the english terms gamification AND physical education, gamification AND sport, and gamification AND education in Pubmed and journal’s Physical education and sport pedagogy databases. After identifying the sources, the key elements collected were the objectives, population, method, mechanics and components utilized relative to gamification, results and conclusions from the authors. The main goal of this study was to show the concept of gamification and its relation to physical education, with intersections in the fields of education, health and sports. In addition to that, it presents the experiences found on these themes, while discussing the effects and results related to its use. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gamification | en |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Physical education | en |
dc.subject | Health | en |
dc.title | Ponderações sobre a gamificação e seus usos na educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001216031 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1266)