Oportunidades e desafios do pensamento projetual na prática docente
dc.contributor.author | Dal Pai, Dinara | pt_BR |
dc.contributor.author | Jacques, Jocelise Jacques de | pt_BR |
dc.contributor.author | Schwetz, Paulete Fridman | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-30T06:52:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281785 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este capítulo objetiva apontar oportunidades e desafios do pensamento projetual aplicado à prática docente, abrangendo tanto a dimensão do planejamento quanto a prática pedagógica baseada em projetos. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura, abrangendo livros e artigos científicos da área de Design, com vistas a destacar a maneira como os autores têm compreendido a aplicação do pensamento projetual na docência. Adicionalmente, realizou-se uma pesquisa na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações para compreender os caminhos percorridos pelas pesquisas sobre esse tema no Brasil. Com base nisso, este estudo identifica quatro oportunidades relacionadas à transformação do perfil e das práticas docentes, bem como quatro desafios que reforçam a necessidade de maiores investimentos em processos formativos que incentivem a compreensão e a prática do pensamento projetual entre os educadores. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Oliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 6. Porto Alegre : Marcavisual, 2024. p. 134-148 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Design thinking | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Pensamento criativo | pt_BR |
dc.title | Oportunidades e desafios do pensamento projetual na prática docente | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001217126 | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Books and Books Chapters (5724)Applied and Social Sciences (1143)