Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRosa, Simone Melo dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Branca Freitas dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-30T06:50:52Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281745pt_BR
dc.description.abstractEste capítulo discute a alfabetização em desenho nos cursos de graduação em design; delimita o cenário que envolve a representação em perspectiva de modo intuitivo no desenho de observação, presente nos componentes curriculares de entrada deste curso; bem como, compreende aspectos teóricos envolvidos e estratégias geradas para o desenvolvimento de habilidades e capacidades específicas. Resume parte da tese de doutorado da primeira autora onde tem como base teórica a Teoria Fundamentada, que caracteriza a presente pesquisa como qualitativa. Neste contexto, centrado na reflexão sobre o ensino do desenho, com sua alfabetização por meio do desenho de observação a mão livre, busca-se ações e estratégias de ensino para o desenvolvimento das habilidades motora e capacidades perceptiva, visuoespacial e expressiva para o desenho no design. Apresenta-se aqui um recorte da coleta de dados, o resultado das entrevistas em profundidade com professores de desenho, e dos depoimentos do Grupo Focal com profissionais de design. Com isso, foi gerado reflexões sobre o contexto atual e perspectivas futuras da alfabetização em desenho no design, questões como a influência das transformações tecnológicas no ensino do desenho manual e o desenho com seu caráter formador do indivíduo, contribuindo nos processos motores, perceptivos, criativos e comunicacionais necessários no processo projetual.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOliveira, Geísa Gaiger de; Núñez, Gustavo Javier Zani; Passos, Jaire Ederson (Orgs.). Design em pesquisa : vol 6. Porto Alegre : Marcavisual, 2024. p. 215-229pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de Designpt_BR
dc.subjectDesenho de observaçãopt_BR
dc.titleEnsino do desenho básico nos cursos de design : fatores que envolvem a alfabetização em desenhopt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001217161pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples