Análise do nível de conhecimento em finanças e endividamento proveniente do uso de cartão de crédito em alunos do curso de Administração UFRGS
dc.contributor.advisor | Kirch, Guilherme | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Guilherme Luiz Borges | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-30T06:49:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281726 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir do conhecimento, formação, informações e orientações claras, os cidadãos ganham novas habilidades de como lidar com o dinheiro, assim levando-os a tomar decisões mais conscientes e procurar por boas oportunidades para multiplicarem seu capital. Desta maneira, a Educação Financeira contribui diretamente para a formação das pessoas e sociedade, criando um ambiente que preze pelo bem-estar. O instrumento financeiro estudado, o cartão de crédito, popularizou-se no século XXI por sua flexibilidade de pagamento e segurança nas transações. O uso incorreto do cartão de crédito pode acarretar em sérias consequências, como o endividamento do indivíduo. Portanto, deve ser utilizado de maneira cautelosa, atentando-se para não ficar inadimplente. O presente estudo tem o objetivo de analisar se existe relação entre o nível de conhecimento em finanças e o endividamento causado pelo uso do cartão de crédito nos alunos do curso de graduação de Administração da UFRGS. A pesquisa foi realizada com os estudantes do curso, contando com uma amostra de 50 participantes. O questionário da pesquisa possui vinte e uma questões no total, sendo seis perguntas pessoais, de renda e semestre atual, para identificar o perfil de cada um dos indivíduos. Em seguida, há dez perguntas de conhecimentos financeiros, para compreender o nível de conhecimento de cada participante. Por fim, há cinco perguntas sobre a utilização de cartão de crédito, com o intuito de traçar melhor o perfil de cada participante em relação ao uso desse instrumento financeiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | Based on knowledge, training, information and clear guidance, citizens obtain new skills on how to deal with money, thus leading them to make more conscious decisions and seek good opportunities to multiply their capital. In this way, Financial Education directly contributes to the training of people and society, creating an environment that values well-being. The credit card financial instrument became popular in the 21st century due to its payment flexibility and transaction security. Incorrect use of a credit card can have serious consequences, such as individualization of the individual. Therefore, it must be used cautiously, taking care not to default. The present study aims to analyze whether there is a relationship between the level of knowledge in finance and the indebtedness caused by the use of credit cards in undergraduate Business Administration students of UFRGS. The research was carried out with students on the course, with a sample of 50 participants. The survey questionnaire has twenty-one questions in total, namely; six personal questions, regarding income and current semester, to identify the profile of each individual; applied by ten financial knowledge questions, to understand the level of knowledge; and five questions about credit card use, to better outline the individual profile of each participant regarding the use of the financial instrument. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Financial education | en |
dc.subject | Cartão de crédito | pt_BR |
dc.subject | knowledge in finance | en |
dc.subject | Finanças pessoais | pt_BR |
dc.subject | Individualization | en |
dc.subject | Endividamento | pt_BR |
dc.subject | Credit card | en |
dc.subject | Administração financeira | pt_BR |
dc.subject | Personal finances | en |
dc.title | Análise do nível de conhecimento em finanças e endividamento proveniente do uso de cartão de crédito em alunos do curso de Administração UFRGS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213947 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023/2 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Administração | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Administração (3221)