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dc.contributor.advisorMartins, Marcilene Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSant'anna, Leonardo Riegelpt_BR
dc.date.accessioned2011-03-19T06:01:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/28140pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a evolução da concentração na indústria brasileira de produção de automóveis e veículos comerciais leves no período de 1990 a 2009. O referencial teórico usado para essa análise inclui o Paradigma Estrutura-Conduta-Desempenho, a Teoria dos Mercados Contestáveis e a Teoria dos Custos de Transação. Os dados para análise foram obtidos através de publicações da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e estudos realizados por diversos autores. A análise permitiu a conclusão de que houve queda da concentração na indústria estudada, porém persistindo a situação de oligopólio concentrado. Apesar dessa concentração, houve grande crescimento da produção, com aumento do número de firmas na indústria como resultado da abertura comercial e da estabilização econômica, que favoreceu aumento dos investimentos e do ingresso de firmas estrangeiras no mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aimed to analyze the evolution of the industrial concentration in the Brazilian automotive industry, between 1990 and 2009. The theoretical references used to achieve that goal includes the Structure Conduct Performance Paradigm, the Contestable Market Theory and the Transaction Costs Theory. The data used in the analysis were obtained from publications of ANFAVEA (Brazilian Automotive Industry Association) and studies of several authors. The analysis allowed the conclusion that there was a decrease of the concentration levels in the studied industry, although there still be a situation of concentrated oligopoly. And, with the decrease of the concentration level, it occurred increase of the production and of the number of firms in the industry, as result of the commercial opening of Brazilian market and of the stabilization of Brazilian economy that collaborated to the increase of investments and entry of international firms in the national automotive industry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConcentrationen
dc.subjectIndústria automobilísticapt_BR
dc.subjectTeoria dos mercadospt_BR
dc.subjectBrazilian automotive industryen
dc.subjectConcentração industrialpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleAnálise da concentração na indústria automobilística brasileira nas décadas de 1990 e 2000pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000765766pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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