Checklist para bibliotecas : um instrumento de acessibilidade para todos
Fecha
2010Autor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este estudo busca verificar quais critérios de acessibilidade devem constar em um instrumento (checklist) de avaliação para o atendimento às necessidades de todos ao acesso e uso de bibliotecas. Apresenta como objetivo principal a criação de um instrumento de avaliação da acessibilidade para bibliotecas. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas como acesso à informação e inclusão social, bibliotecas e acessibilidade. O estudo realizado é do tipo exploratório-descritivo com uma ...
Este estudo busca verificar quais critérios de acessibilidade devem constar em um instrumento (checklist) de avaliação para o atendimento às necessidades de todos ao acesso e uso de bibliotecas. Apresenta como objetivo principal a criação de um instrumento de avaliação da acessibilidade para bibliotecas. O referencial teórico compreende aspectos gerais de temas como acesso à informação e inclusão social, bibliotecas e acessibilidade. O estudo realizado é do tipo exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa. A coleta dos dados foi realizada através da análise de documentos oficiais e técnicos relacionados com a acessibilidade. Os dados coletados e analisados durante a pesquisa apresentam-se através de um instrumento de avaliação estruturado em oito categorias de acessibilidade (arquitetônica, mobiliário e equipamentos, comunicacional, informacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal). O instrumento, produto deste estudo, constitui-se, assim, de uma compilação de critérios identificados na análise documental e transformados em questões diretas para o contexto das bibliotecas. Por fim, o estudo apresenta considerações sobre o instrumento, sugestões de novos estudos e verificação da validade do instrumento, bem como sugere a elaboração de uma escala classificatória para o instrumento a fim de evidenciar o grau de acessibilidade das bibliotecas. ...
Abstract
This study it searchs to verify which accessibility criteria must be included in an instrument (checklist) of evaluation for the attendance to the necessities of all to the access and use of libraries. It presents as objective main the creation of an instrument of evaluation of the accessibility for libraries. The theoretical referencial understands general aspects of subjects such as access to information and social inclusion, accessibility and libraries. The carried through study it is of the ...
This study it searchs to verify which accessibility criteria must be included in an instrument (checklist) of evaluation for the attendance to the necessities of all to the access and use of libraries. It presents as objective main the creation of an instrument of evaluation of the accessibility for libraries. The theoretical referencial understands general aspects of subjects such as access to information and social inclusion, accessibility and libraries. The carried through study it is of the type exploratory-description with a qualitative boarding. The collection of the data was carried through through the analysis of related official documents and technician with the accessibility. The data collected and analyzed during the research are presented through an instrument of evaluation structuralized in eight categories of accessibility (architectural, furniture and equipment, communicational, informational, methodological, instrumental, programmatic and attitudinal). The instrument, product of this study, consists, thus, of a compilation of criteria identified in the documentary analysis and transformed into direct questions for the context of the libraries. Finally, the study it presents considerations on the instrument, suggestions of new studies and verification of the validity of the instrument, as well as suggests the elaboration of a classificatory scale for the instrument in order to evidence the degree of accessibility of the libraries. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Biblioteconomía (816)
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