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dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorPaz, Veridiana da Rosapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T06:52:24Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281103pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a estrutura e o funcionamento do curso de Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como foco compreender a estrutura curricular e capturar a percepção dos estudantes do curso de Políticas Públicas. Em suma, analisar o que favorece ou constrange a trajetória acadêmica dos estudantes. Metodologicamente constitui-se em estudo de caso baseando-se no conceito de Yin (2001) , para a coleta de dados, utilizou-se de análise documental, entrevistas e questionários. Os resultados obtidos foram discutidos de forma crítica, considerando as principais contribuições para a área de estudo. Ao longo do trabalho foram identificadas questões como a estrutura curricular e as sistemáticas do curso que podem afetar a trajetória acadêmica dos estudantes. Assim, considerada a percepção dos estudantes e bacharéis, um dos fatores destacados que podem constranger a trajetória acadêmica é a atual estrutura curricular do curso. Assim, neste trabalho buscou-se apreender a avaliação que os atores, principalmente estudantes, sustentam do curso de Políticas Públicas da UFRGS. Caracteriza-se, deste modo, a etapa de avaliação do ciclo de Políticas Públicas.pt_BR
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the structure and functioning of the Public Policy course at the Federal University of Rio Grande do Sul. The research focused on understanding the curricular structure and capturing the perception of students on the Public Policy course. In short, analyze what favors or hinders the students' academic trajectory. Methodologically, it constitutes a case study based on the concept of Yin (2001), for data collection, documentary analysis, interviews and questionnaires were used. The results obtained were discussed critically, considering the main contributions to the study area. Throughout the work, issues such as the curricular structure and course systems that could affect the students' academic trajectory were identified. Thus, considering the perception of students and graduates, one of the highlighted factors that can constrain the academic trajectory is the current curricular structure of the course. Thus, in this work we sought to understand the evaluation that the actors, mainly students, maintain of the Public Policy course at UFRGS. This characterizes the evaluation stage of the Public Policy cycle.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEstudantes de graduaçãopt_BR
dc.subjectPerceptionen
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.subjectPublic policiesen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleO que pensam os estudantes e os bacharéis sobre a estrutura e o funcionamento do curso de políticas públicas da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001214084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPolíticas Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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