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dc.contributor.advisorCaprara, Bernardo Mattespt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Murilo Marrecopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T06:52:04Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/281089pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado traz um exercício de análise quantitativa de um formulário aplicado a estudantes de graduação a respeito de questões do capital cultural e vivências acadêmicas. O objetivo foi analisar aspectos de socialização acadêmica entre o público respondente, relacionados a características socioeconômicas e culturais. Através da construção de uma escala de socialização acadêmica, formada pela seleção de algumas variáveis do formulário aplicado, foi analisado como estudantes com atributos individuais historicamente precarizados (negros e/ou mulheres), pessoas com menores capitais socioeconômicos e culturais, e com menor nível de experiência familiar universitária/acadêmica, tendem a relatar maiores dificuldades no processo de socialização universitária. O estudo explicitou os recursos quantitativos de análises, bem como as limitações que problemas na aplicação do formulário podem trazer para a qualidade dos dados. Apesar de tais problemas, alguns resultados foram no sentido dos achados das produções da área da Sociologia da Educação, em relação a estratificação social do sistema educacional brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThe work presented here is an exercise in quantitative analysis of a form applied to undergraduate students regarding issues of cultural capital and academic experiences. The objective was to analyze aspects of academic socialization among the respondents related to socioeconomic and cultural characteristics. Through the construction of an academic socialization scale, formed by the selection of some variables from the applied form, it was analyzed how students with historically precarious individual attributes (blacks and/or women), people with lower socioeconomic and cultural capital, and with a lower level of family experience in university/academic, tend to report greater difficulties in the process of university socialization. The study explained quantitative analysis resources and the limitations that problems in the application of the form can bring to the quality of the data. Despite these problems encountered, some results were in line with the findings of productions in Sociology of Education in relation to the social stratification of the Brazilian educational system.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectSociology of educationen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectCultural capitalen
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectMétodos quantitativospt_BR
dc.subjectQuantitative methodsen
dc.titleProcessos de socialização universitária e a constituição de vantagens e desvantagens educacionais entre diferentes públicos sociaispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001215448pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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