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Processos de socialização universitária e a constituição de vantagens e desvantagens educacionais entre diferentes públicos sociais
dc.contributor.advisor | Caprara, Bernardo Mattes | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroso, Murilo Marreco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-13T06:52:04Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/281089 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado traz um exercício de análise quantitativa de um formulário aplicado a estudantes de graduação a respeito de questões do capital cultural e vivências acadêmicas. O objetivo foi analisar aspectos de socialização acadêmica entre o público respondente, relacionados a características socioeconômicas e culturais. Através da construção de uma escala de socialização acadêmica, formada pela seleção de algumas variáveis do formulário aplicado, foi analisado como estudantes com atributos individuais historicamente precarizados (negros e/ou mulheres), pessoas com menores capitais socioeconômicos e culturais, e com menor nível de experiência familiar universitária/acadêmica, tendem a relatar maiores dificuldades no processo de socialização universitária. O estudo explicitou os recursos quantitativos de análises, bem como as limitações que problemas na aplicação do formulário podem trazer para a qualidade dos dados. Apesar de tais problemas, alguns resultados foram no sentido dos achados das produções da área da Sociologia da Educação, em relação a estratificação social do sistema educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | The work presented here is an exercise in quantitative analysis of a form applied to undergraduate students regarding issues of cultural capital and academic experiences. The objective was to analyze aspects of academic socialization among the respondents related to socioeconomic and cultural characteristics. Through the construction of an academic socialization scale, formed by the selection of some variables from the applied form, it was analyzed how students with historically precarious individual attributes (blacks and/or women), people with lower socioeconomic and cultural capital, and with a lower level of family experience in university/academic, tend to report greater difficulties in the process of university socialization. The study explained quantitative analysis resources and the limitations that problems in the application of the form can bring to the quality of the data. Despite these problems encountered, some results were in line with the findings of productions in Sociology of Education in relation to the social stratification of the Brazilian educational system. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociologia da educação | pt_BR |
dc.subject | Sociology of education | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Cultural capital | en |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Higher education | en |
dc.subject | Métodos quantitativos | pt_BR |
dc.subject | Quantitative methods | en |
dc.title | Processos de socialização universitária e a constituição de vantagens e desvantagens educacionais entre diferentes públicos sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001215448 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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