Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRockenbach, Lara Colveropt_BR
dc.contributor.authorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorCampo, Leandra Franciscatopt_BR
dc.contributor.authorReppold, Danielle Prazerespt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T06:51:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2526-9542pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280895pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar um produto educacional para o ensino de estereoquímica, tendo como alicerce a Teoria da Aprendizagem Significativa, denominado unidade de ensino potencialmente significativa. Considerando que o conhecimento prévio influencia fortemente a aprendizagem, utiliza-se a temática plantas medicinais devido a sua estreita relação com o ensino de química. A justificativa, para desenvolver essa estratégia, deve-se ao fato de a estereoquímica ser apontada como um tópico desafiador da Química Orgânica, devido ao nível de abstração para visualização tridimensional de moléculas e à compreensão da influência nas propriedades e reatividade. Neste trabalho a contextualização é utilizada como estratégia de ensino com abordagem metodológica e socioambiental. Como resultado, espera-se que essa unidade possa fomentar a compreensão das conexões entre sociedade e ciência, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado, bem como contribuição para os professores adotarem essa estratégia com o uso de diferentes temáticas e diversos conteúdos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present an educational product for the teaching of stereochemistry, based on the Theory of Meaningful Learning and structured a potentially significant teaching unit. Considering that previous knowledge strongly influences learning, we use medicinal plants because of their close relationship with chemistry teaching. The rationale for developing this strategy is that stereochemistry is pointed to as a challenging topic in Organic Chemistry due to the level of abstraction for threedimensional visualization of molecules and understanding of the influence on properties and reactivity. In this work the contextualization is used as a teaching strategy, with methodological and socio-environmental approach. As a result, we hope that this unit can foster understanding of the connections between society and science, contributing to motivation and consequently to learning, as well as contributing to teachers adopting this strategy with the use of different themes and diverse contents.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino. Paraná. Vol. 4, n. 1 (2020), p. 49-75pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeaningful learningen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectStereoisomeryen
dc.subjectEstereoisomeriapt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.titleEstereoquímica em plantas medicinais : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120259pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples