Estereoquímica em plantas medicinais : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino médio
| dc.contributor.author | Rockenbach, Lara Colvero | pt_BR |
| dc.contributor.author | Raupp, Daniele Trajano | pt_BR |
| dc.contributor.author | Campo, Leandra Franciscato | pt_BR |
| dc.contributor.author | Reppold, Danielle Prazeres | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-11-07T06:51:36Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
| dc.identifier.issn | 2526-9542 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280895 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Este trabalho objetiva apresentar um produto educacional para o ensino de estereoquímica, tendo como alicerce a Teoria da Aprendizagem Significativa, denominado unidade de ensino potencialmente significativa. Considerando que o conhecimento prévio influencia fortemente a aprendizagem, utiliza-se a temática plantas medicinais devido a sua estreita relação com o ensino de química. A justificativa, para desenvolver essa estratégia, deve-se ao fato de a estereoquímica ser apontada como um tópico desafiador da Química Orgânica, devido ao nível de abstração para visualização tridimensional de moléculas e à compreensão da influência nas propriedades e reatividade. Neste trabalho a contextualização é utilizada como estratégia de ensino com abordagem metodológica e socioambiental. Como resultado, espera-se que essa unidade possa fomentar a compreensão das conexões entre sociedade e ciência, contribuindo para motivação e, consequentemente, para o aprendizado, bem como contribuição para os professores adotarem essa estratégia com o uso de diferentes temáticas e diversos conteúdos. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This paper aims to present an educational product for the teaching of stereochemistry, based on the Theory of Meaningful Learning and structured a potentially significant teaching unit. Considering that previous knowledge strongly influences learning, we use medicinal plants because of their close relationship with chemistry teaching. The rationale for developing this strategy is that stereochemistry is pointed to as a challenging topic in Organic Chemistry due to the level of abstraction for threedimensional visualization of molecules and understanding of the influence on properties and reactivity. In this work the contextualization is used as a teaching strategy, with methodological and socio-environmental approach. As a result, we hope that this unit can foster understanding of the connections between society and science, contributing to motivation and consequently to learning, as well as contributing to teachers adopting this strategy with the use of different themes and diverse contents. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.relation.ispartof | Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino. Paraná. Vol. 4, n. 1 (2020), p. 49-75 | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Meaningful learning | en |
| dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
| dc.subject | Stereoisomery | en |
| dc.subject | Estereoisomeria | pt_BR |
| dc.subject | Contextualização | pt_BR |
| dc.title | Estereoquímica em plantas medicinais : uma proposta de unidade de ensino potencialmente significativa para o ensino médio | pt_BR |
| dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001120259 | pt_BR |
| dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (44386)Ciências Exatas e da Terra (6548)

