Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRaupp, Daniele Trajanopt_BR
dc.contributor.authorCampo, Leandra Franciscatopt_BR
dc.contributor.authorLima, Lisiane de Bridapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T06:51:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2595-7376pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280884pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem por objetivo apresentar um produto educacional composto por uma sequência didática para alunos de Química, do Ensino Médio, utilizando como temática os contaminantes emergentes na poluição hídrica para o ensino de funções orgânicas mistas. A justificativa para desenvolver essa abordagem se deve à importância de estabelecer relações entre o conhecimento conceitual e as situações da vida real na qual esses conhecimentos estão inseridos. Estruturada na dinâmica de três momentos pedagógicos-problematização, organização e aplicação do conhecimento - a sequência sugere uma visita técnica à companhia municipal de saneamento; num segundo momento seus desdobramentos com discussões em aula sobre diversas formas de contaminação hídrica, abordando os contaminantes emergentes e interligando assim conceitos químicos de funções orgânicas; para finalizar elaboração de propostas para divulgação das fontes de poluição hídrica e consumo sustentável. Os resultados indicam que a aplicação dessa sequência didática estimula o envolvimento dos alunos com a aprendizagem, favorecendo a apropriação da linguagem científica e facilitando a percepção das relações entre o conhecimento químico e o contexto ambiental.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 2, no. 2 (Jul./Dez. 2019), p. 407-430pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWater Pollutionen
dc.subjectPoluição hídricapt_BR
dc.subjectContaminantes emergentespt_BR
dc.subjectEmerging contaminantsen
dc.subjectDidactic Sequenceen
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingen
dc.titleAbordando a temática poluição hídrica no Ensino Médio : uma proposta de sequência didática com foco nos contaminantes emergentes para o ensino de funções orgânicas mistaspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001120075pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


No Thumbnail [100%x80]
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples