Reflexões sobre a concepção de ser professor : o estágio em um processo de transformação
dc.contributor.advisor | Pires, Veruska | pt_BR |
dc.contributor.author | Cannavô, Marcelly Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T06:54:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280860 | pt_BR |
dc.description.abstract | O estágio obrigatório é uma fase fundamental na formação acadêmica, especialmente na educação. Ele permite ao estudante aplicar a teoria na prática, sob a orientação de profissionais experientes, é importante também para identificar áreas de interesse, compreender os desafios da profissão e desenvolver habilidades antes de ingressar no mercado de trabalho. Neste sentido, esse estudo teve como objetivo compreender como a experiência de estágio obrigatório na Educação Infantil contribuiu para a minha formação docente de Educação Física. Entre os questionamentos levantados estavam: Como seria o processo de estágio? Como seria a escolha do tema a ser trabalhado? Como seria minha conduta em sala de aula com os estudantes? Se eu iria conseguir mediar as diversas situações que poderiam ocorrer em sala de aula? E qual a minha visão sobre Educação Física escolar antes e depois da experiência de estágio? Indagações essas que procuro responder nessa pesquisa. Um estudo qualitativo descritivo baseado na autonarrativa das experiências de estágio realizado em 2022. Foram realizadas análises com base nos relatórios produzidos como forma de avaliação da disciplina de estágio obrigatório e a partir disso, investigados para que pudesse entender como essa experiência ressignificou minha visão sobre a docência. Concluímos que a experiência de estágio obrigatória na Educação Infantil foi decisiva para a minha formação docente em Educação Física. Através da autonarrativa e da análise dos relatórios, constatei que o estágio não apenas fortaleceu minhas habilidades pedagógicas, mas também ressignificou minha percepção sobre a Educação Física escolar, passando a compreendê-la de forma mais ampla e integrada. | pt_BR |
dc.description.abstract | The compulsory internship is a fundamental stage in academic training, especially in education. It allows students to apply theory in practice, under the guidance of experienced professionals. It is also important for identifying areas of interest, understanding the challenges of the profession and developing skills before entering the job market. With this in mind, the aim of this study was to understand how the experience of a compulsory internship in Early Childhood Education contributed to my training as a Physical Education teacher. Among the questions raised were: What would the internship process be like? How would I choose the topic to work on? How would I behave in the classroom with the students? Would I be able to mediate the various situations that could occur in the classroom? And what was my view of school physical education before and after the internship experience? These are the questions I'm trying to answer in this research. This is a descriptive qualitative study based on the selfnarrative of the internship experiences carried out in 2022. Analyses were carried out based on the reports produced as a form of assessment of the compulsory internship course and, from there, investigated so that I could understand how this experience gave new meaning to my view of teaching. We concluded that the compulsory internship experience in Early Childhood Education was decisive for my teaching training in Physical Education. Through the self-narrative and the analysis of the reports, I found that the internship not only strengthened my pedagogical skills, but also reframed my perception of school Physical Education, coming to understand it in a broader and more integrated way. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Mandatory internship | en |
dc.subject | Professor de educação física | pt_BR |
dc.subject | Early childhood education | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a concepção de ser professor : o estágio em um processo de transformação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001213172 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1252)