Comunicação não-violenta e afetividade na educação física na educação infantil
dc.contributor.advisor | Silva, Lisandra Oliveira e | pt_BR |
dc.contributor.author | Amaral, Viviane Bernardino do | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-06T06:53:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280834 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender a importância da Comunicação Não-Violenta como ferramenta para favorecer a comunicação, resolução de conflitos e o vínculo afetivo entre professoras e crianças nas aulas de Educação Física na Educação Infantil. Tendo em vista que a afetividade é um fator fundamental para a criança no período da Educação infantil e no seu processo de aprendizagem, reflito sobre como a comunicação efetiva é parte fundamental para solucionar conflitos presentes em aula. Além disso, desataco que as aulas de Educação Física são uma ótima oportunidade para, através de aulas lúdicas e atrativas, cumprir com seus diversos objetivos, dentre eles, o desenvolvimento físico, motor, psicológico e social das crianças, proporcionando um ambiente para que se desenvolvam de modo integral, com entendimento dos seus sentimentos e emoções, através de reflexões e autonomia. Metodologicamente, trata de uma pesquisa bibliográfica que foi realizada através de pesquisa em repositórios online, juntamente com uma reflexão exploratória e descritiva sobre como o tema da pesquisa foi experenciado pela autora no período de Estágio Docente de Educação Física na Educação Infantil. Para obtenção de informações foram utilizados os seguintes procedimentos: Diário de Campo, Observação Participante e Narrativa Docente. Como principais conclusões destaco o quanto a afetividade, a comunicação e a rotina podem impactar diretamente nas atitudes de crianças na Educação Infantil e em como a Comunicação Não-Violenta pode ser útil para o manejo de conflitos presentes em sala de aula, principalmente nas aulas de Educação Física, pois podemos incluir reflexão e diálogo em momentos agradáveis com atividades lúdicas e atrativas. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Comunicação não violenta (CNV) | pt_BR |
dc.title | Comunicação não-violenta e afetividade na educação física na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001214436 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)
-
TCC Educação Física (1266)