Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZalla, Jocelitopt_BR
dc.contributor.authorSouza, Lucas Pitthan dept_BR
dc.date.accessioned2024-11-01T06:47:23Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280737pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho visa analisar o aspecto traumático do tempo presente a partir de sua representação na literatura contemporânea. São analisadas as intersecções entre história e literatura, valendo-se de conceitos da Teoria da História, sobretudo referentes à condição de historicidade na contemporaneidade, e da Teoria Literária, enfatizando a relação entre texto literário e contexto histórico. Coloca-se em questão a literatura como fato da língua e como fonte histórica. Os objetos são os romances Diário da queda (2011), A maçã envenenada (2013) e O tribunal da quinta-feira (2016), do jornalista e romancista porto-alegrense Michel Laub. Os três livros compõem a chamada Trilogia dos efeitos individuais de catástrofes históricas que, a partir de uma linguagem fragmentada e não cronológica, expressam relatos memorialísticos de seus narradores-protagonistas. Os romances apresentam formas de lidar com o tempo e com o trauma que são característicos de um contexto de historicidade marcado por um presente no qual os passados traumáticos ainda estão plenamente abertos.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph aims to analyze the traumatic aspect of the present time based on its representation in contemporary literature. The intersections between history and literature are analyzed, using concepts from the Theory of History, especially regarding the condition of historicity in contemporaneity, and from Literary Theory, emphasizing the relationship between literary text and historical context. Literature is questioned as a fact of language and as a historical source. The objects are the novels Diário da queda (2011), A maçã envenenada (2013) and O tribunal da quinta-feira (2016), by the Porto Alegre journalist and novelist Michel Laub. The three books make up the so-called Trilogy of the individual effects of historical catastrophes which, using fragmented and non-chronological language, express the memorial accounts of their narrator-protagonists. The novels present ways of dealing with time and trauma that are characteristic of a context of historicity marked by a present in which traumatic pasts are still fully open.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLaub, Michelpt_BR
dc.subjectPresent timeen
dc.subjectHistória e literaturapt_BR
dc.subjectTraumaen
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectHistory and literatureen
dc.subjectHistoricityen
dc.subjectHistoricidadept_BR
dc.subjectTraumapt_BR
dc.subjectContemporary literatureen
dc.subjectTempo presentept_BR
dc.title"Acima de tudo é uma história sobre morte" : tempo presente e trauma na Trilogia do tempo pós-catástrofe (2011-2016), de Michel Laubpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212973pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples