Avaliação do aprendizado dos estudantes de odontologia na disciplina de exodontia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nos semestres 2022/2 e 2023/1
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Evaluation of dental students' learning in the subject of exodontics at the Federal University of Rio Grande do Sul in the 2022/2 and 2023/1 semesters
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Atividades práticas são essenciais no desenvolvimento do aprendizado em cursos como a graduação em Odontologia. Com a pandemia de COVID-19, ocorreu um represamento de estudantes em uma turma desse curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), gerando uma turma mais estudantes do que o esperado. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de aprendizado dessa turma represada/ampliada na disciplina de Exodontia em comparação a uma turma regular. Trata-se de um estudo observaci ...
Atividades práticas são essenciais no desenvolvimento do aprendizado em cursos como a graduação em Odontologia. Com a pandemia de COVID-19, ocorreu um represamento de estudantes em uma turma desse curso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), gerando uma turma mais estudantes do que o esperado. Este estudo teve como objetivo avaliar o processo de aprendizado dessa turma represada/ampliada na disciplina de Exodontia em comparação a uma turma regular. Trata-se de um estudo observacional analítico. A amostra foi intencional. Participaram do estudo estudantes matriculados na disciplina de Exodontia do curso de graduação em Odontologia diurno da UFRGS no período de 2022/2 - turma ampliada e 2023/1 - turma regular (n=97), e os docentes da disciplina (n=2). A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação presencial de instrumentos de pesquisa semiestruturados e autoaplicáveis, no início e no final de cada semestre para cada uma das duas turmas. As questões objetivas (fechadas) foram analisadas por meio de análises percentuais (estatística descritiva), já as questões abertas foram interpretadas pela análise temática de conteúdo de Bardin. O estudo contemplou a assinatura dos participantes no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e foi aprovado pela Comissão de Pesquisa da Faculdade de Odontologia e pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRGS. Os resultados mostram que, ao final do semestre, a turma regular sentia-se mais segura em relação aos procedimentos relacionados à exodontia (88,4% responderam estar confiante/muito confiante) do que a turma ampliada (79% da turma sentiam-se confiante/muito confiante). Além disso, o sentimento de "um pouco inseguro" ou "muito inseguro" foi de 7,4% na turma ampliada em comparação a 1,5% na turma regular. Já que a maior diferença observada entre o processo de ensino-aprendizado das duas turmas foi o número médio de vezes que a turma operou (os estudantes da turma regular realizaram 55,3% mais exodontias do que a outra turma), estima-se que a redução da área prática da disciplina pode ter contribuído para a insegurança dos estudantes. Além disso, a média de procedimentos realizados por estudante, como a ostectomia, retalho cirúrgico, uso de fórceps ou odontosecção, foi maior na turma regular (1,9 vezes por estudante) do que na turma ampliada (1,5 vezes por estudante), e a média de estudantes que não realizou nenhum desses procedimentos foi maior na ampliada (17,3%) do que na regular (3,0%), o que pode, também, ter contribuído para uma maior desigualdade no aprendizado entre as turmas analisadas. A satisfação em relação ao aprendizado percebido ao final do semestre foi menor na turma ampliada, em que 39,4% dos estudantes ficaram muito satisfeitos em comparação com 44,4% da turma regular. Também foi maior o percentual dos estudantes da turma ampliada (48,4%) que referiram que gostariam de ter realizado mais procedimentos práticos na disciplina em comparação à turma regular (38,5%). Com os achados do estudo, é possível afirmar que a turma ampliada demonstrou perdas no aprendizado da disciplina de Exodontia em comparação com uma turma regular. Isso é indicativo de que as atividades práticas são de suma importância para a formação do cirurgião-dentista. ...
Abstract
Practical activities are essential in the development of learning in courses such as undergraduate Dentistry. With the COVID-19 pandemic, there was a backlog of students in a class of this course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), resulting in a larger class size than expected. This study aimed to evaluate the learning process of this backlog/enlarged class in the Exodontia discipline compared to a regular class. It is an analytical observational study. The sample was inten ...
Practical activities are essential in the development of learning in courses such as undergraduate Dentistry. With the COVID-19 pandemic, there was a backlog of students in a class of this course at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), resulting in a larger class size than expected. This study aimed to evaluate the learning process of this backlog/enlarged class in the Exodontia discipline compared to a regular class. It is an analytical observational study. The sample was intentional. The study included students enrolled in the Exodontia discipline of the daytime undergraduate Dentistry course at UFRGS in the period 2022/2 - enlarged class and 2023/1 - regular class (n=97), and the discipline's professors (n=2). Data collection was carried out through the in-person application of semi-structured and self-administered research instruments at the beginning and end of each semester for each of the two classes. The objective (closed) questions were analyzed through percentage analyses (descriptive statistics), while open- ended questions were interpreted through Bardin's thematic content analysis. The study included the participants' signature on the Informed Consent Form (ICF) and was approved by the Research Committee of the School of Dentistry and by the Research Ethics Committee of UFRGS. The results show that, at the end of the semester, the regular class felt more confident about exodontia-related procedures (88.4% reported feeling confident/very confident) than the enlarged class (79% of the class felt confident/very confident). Additionally, the feeling of being "a little insecure" or "very insecure" was 7.4% in the enlarged class compared to 1.5% in the regular class. Since the biggest difference observed between the teaching-learning process of the two classes was the average number of times the class operated (students in the regular class performed 55.3% more exodontias than the other class), it is estimated that the reduction of practical area in the discipline may have contributed to students' insecurity. Furthermore, the average number of procedures performed per student, such as ostectomy, surgical flap, use of forceps, or odontosection, was higher in the regular class (1.9 times per student) than in the enlarged class (1.5 times per student), and the average of students who did not perform any of these procedures was higher in the enlarged class (17.3%) than in the regular class (3.0%), which may also have contributed to greater inequality in learning between the analyzed classes. Satisfaction with perceived learning at the end of the semester was lower in the enlarged class, where 39.4% of students were very satisfied compared to 44.4% of the regular class. The percentage of students in the enlarged class (48.4%) who reported they would have liked to have done more practical procedures in the discipline was also higher compared to the regular class (38.5%). With the findings of the study, it is possible to affirm that the enlarged class showed losses in learning the Exodontia discipline compared to a regular class. This indicates that practical activities are of utmost importance for the formation of a dentist. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
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