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dc.contributor.advisorMagalhães, Ana Maria Müller dept_BR
dc.contributor.authorSaul, Rafaela Stahlpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T06:44:27Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280490pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Com a constante mudança nos serviços de saúde, as organizações necessitam de profissionais competentes para assumir cargos de liderança. A enfermagem, além dos conhecimentos técnico-assistenciais, também deve ser reconhecida para assumir o importante papel de coordenador do cuidado, assumindo postos de liderança. Treinamento e desenvolvimento de habilidades e competências de um líder necessitam ser feitos de forma contínua e iniciados principalmente durante a graduação. Diante deste cenário dinâmico da sociedade, estudos sobre liderança se tornam importantes para destacar a perspectiva dos estudantes sobre liderança e seu ensino no curso de graduação, incentivando a implementação de estratégias para mudanças no planejamento educacional relativos à liderança. Objetivo: Conhecer como estudantes concluintes do curso de enfermagem percebem a liderança do enfermeiro e o ensino deste tema em sua formação. Método: Recorte de um projeto maior intitulado “Perspectivas de estudantes de enfermagem sobre liderança: um estudo qualitativo multicêntrico”. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, multicêntrico, com abordagem qualitativa. O instrumento Consolidated Criteria for Reporting Qualitative Research (COREQ) foi utilizado para guiar a construção metodológica deste estudo. Resultados: Participaram do estudo 16 alunos do último ano (9° e 10° semestre) do Curso de Graduação em Enfermagem, majoritariamente do gênero feminino (81%) e com idade entre 22 e 26 anos. A partir do corpus do material coletado e da análise de conteúdo, emergiram quatro categorias temáticas: situações percebidas da liderança do enfermeiro; o desafio do ensino da liderança; atributos e qualidades essenciais para a liderança; conceito de liderança. Em cada classificação foram observadas subcategorias, as quais possuem características específicas comuns. Considerações finais: Os resultados do estudo mostraram que os graduandos reconhecem as competências e habilidades do enfermeiro líder e também a necessidade de um ensino mais robusto e contínuo da temática. Foi destacada a insuficiência do suporte teórico atual e a importância da abordagem precoce do tema para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados. Foram também identificadas habilidades da liderança (comunicação efetiva, resolução de conflitos, motivação, conhecimento, acessibilidade e empatia, aspectos essenciais para a gestão em saúde e enfermagem) como aspectos essenciais para uma gestão.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectEducação em enfermagempt_BR
dc.subjectEnfermeiras e enfermeirospt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectPapel do profissional de enfermagempt_BR
dc.titlePerspectiva do estudante de enfermagem sobre a liderança do enfermeiro e o seu ensino na graduaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211421pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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