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dc.contributor.advisorRamos, Adriana Roesept_BR
dc.contributor.authorCezar, Tiago dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2024-10-25T06:43:15Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280412pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Considerando as vulnerabilidades da população LGBTQIA+ e as implicações no processo de saúde-doença, compreender as necessidades de cada subgrupo dentro do grupo LGBTQIA+ e elaborar protocolos de assistência à saúde proporciona uma maior qualidade no acesso dessa população e o cumprimento dos princípios do Sistema Único de Saúde. O conhecimento do profissional da saúde proporciona um olhar integral ao LGBTIQA+, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Objetivo: Elaborar a análise de competências e módulos para a criação de um curso de educação a distância para a assistência de Enfermagem à população LGBTQIA+ na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso conforme Yin (2003). A metodologia para a elaboração Design Instrucional (DI) é o ADDIE. Os módulos foram desenvolvidos com base nos estudos de Bastos et al. (2023), que abordaram as temáticas de conhecimento em saúde LGBTQIA+ e serviram como referência para os temas tratados e o estudo de Silva CF et al. (2023), que utilizou o CompHP (Competencies Health Promotion Project) para identificar as competências essenciais em saúde para a Enfermagem no contexto LGBT. Além dessas produções foi realizada uma coleta de dados acerca dos tópicos a serem abordados em cada módulo utilizando as seguintes bases de dados: PubMed, SciELO e LILACS. Resultados: foram elaborados 9 módulos sendo eles: saúde obstétrica trans, saúde pediátrica, saúda da mulher lésbica, saúde do homem gay, saúde trans, saúde do idoso e saúde mental. Assim sendo, contemplando diferentes subgrupos dentro do grupo LGBTQIA+ e variados ciclos da vida contribuindo para a integralidade da assistência à saúde LGBTQIA+ dentro do Sistema Único de Saúde.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCuidados de enfermagempt_BR
dc.subjectLGBTQIAP+pt_BR
dc.subjectPessoas transgêneropt_BR
dc.subjectHomossexualidadept_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.titleAssistência à população LGBTQIA+ : curso de capacitação para profissionais de Enfermagem da Atenção Primária à Saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211272pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagempt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEnfermagempt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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