Assistência à população LGBTQIA+ : curso de capacitação para profissionais de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde
dc.contributor.advisor | Ramos, Adriana Roese | pt_BR |
dc.contributor.author | Cezar, Tiago dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-25T06:43:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280412 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Considerando as vulnerabilidades da população LGBTQIA+ e as implicações no processo de saúde-doença, compreender as necessidades de cada subgrupo dentro do grupo LGBTQIA+ e elaborar protocolos de assistência à saúde proporciona uma maior qualidade no acesso dessa população e o cumprimento dos princípios do Sistema Único de Saúde. O conhecimento do profissional da saúde proporciona um olhar integral ao LGBTIQA+, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Objetivo: Elaborar a análise de competências e módulos para a criação de um curso de educação a distância para a assistência de Enfermagem à população LGBTQIA+ na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso conforme Yin (2003). A metodologia para a elaboração Design Instrucional (DI) é o ADDIE. Os módulos foram desenvolvidos com base nos estudos de Bastos et al. (2023), que abordaram as temáticas de conhecimento em saúde LGBTQIA+ e serviram como referência para os temas tratados e o estudo de Silva CF et al. (2023), que utilizou o CompHP (Competencies Health Promotion Project) para identificar as competências essenciais em saúde para a Enfermagem no contexto LGBT. Além dessas produções foi realizada uma coleta de dados acerca dos tópicos a serem abordados em cada módulo utilizando as seguintes bases de dados: PubMed, SciELO e LILACS. Resultados: foram elaborados 9 módulos sendo eles: saúde obstétrica trans, saúde pediátrica, saúda da mulher lésbica, saúde do homem gay, saúde trans, saúde do idoso e saúde mental. Assim sendo, contemplando diferentes subgrupos dentro do grupo LGBTQIA+ e variados ciclos da vida contribuindo para a integralidade da assistência à saúde LGBTQIA+ dentro do Sistema Único de Saúde. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cuidados de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | LGBTQIAP+ | pt_BR |
dc.subject | Pessoas transgênero | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Assistência à população LGBTQIA+ : curso de capacitação para profissionais de Enfermagem da Atenção Primária à Saúde | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211272 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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