Mostrar registro simples

dc.contributor.authorPariz, Jéssica Córdova dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-22T06:55:25Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1850-9959pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280295pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta o recorte de uma pesquisa de dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática finalizada em 2023. O objetivo do artigo é apresentar e analisar a etapa final da pesquisa, em que foi realizada uma entrevista com uma professora de Matemática que atua na Educação Básica. A pesquisa fez uso de referenciais teóricos apresentados por autores que discutem as ideias sobre o Pensamento Computacional e a Insubordinação Criativa. Por meio de um viés metodológico qualitativo, utilizou-se para a análise da entrevista apresentada o aporte teórico da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Como resultado da análise, os dados da entrevista sugerem que um número significativo das ações de Insubordinação Criativa mencionadas foi possível de realizar, pois a entrevistada teve uma oportunidade de trabalhar com diversos materiais não só na formação acadêmica, mas também na formação continuada em Robótica Educacional. Em contraponto, verificou-se que as dificuldades para uma implementação das ideias do Pensamento Computacional em sala de aula mencionadas pela entrevistada têm relação com os recursos tecnológicos e materiais disponíveis nas escolas.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a section of a research study for a Master's degree in Mathematics Education completed in 2023. The objective of the article is to present and analyze the final stage of the research, which involved an interview with a Mathematics teacher working in Basic Education. The research utilized theoretical frameworks presented by authors discussing ideas about Computational Thinking and Creative Insubordination. Through a qualitative methodology, the theoretical framework of Laurence Bardin's Content Analysis was employed for the analysis of the interview. As a result of the analysis, the interview data suggests that a significant number of the mentioned actions of Creative Insubordination were possible to carry out because the interviewee had the opportunity to work with various materials not only in academic training but also in continued education in Educational Robotics. On the other hand,it was found that the difficulties in implementing Computational Thinking ideas mentioned by the interviewee are related to the technological resources and materials available in schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología. Buenos Aires. Vol. 38 (2024), p. 159-168pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectContent analysisen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectFormação de professores : Matemáticapt_BR
dc.subjectMath teachers trainingen
dc.subjectCreative insubordinationen
dc.subjectInsubordinação criativapt_BR
dc.subjectPensamento computacionalpt_BR
dc.subjectComputational thinkingen
dc.titlePensamento computacional e ações de insubordinação criativa : percepções de uma professora de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking and creative insubordination actions : perceptions of a math teacheren
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001206392pt_BR
dc.type.originEstrangeiropt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples