Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFlorissi, Stefanopt_BR
dc.contributor.authorSoria, Theo Fayetpt_BR
dc.date.accessioned2024-10-17T06:55:19Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/280090pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca trazer a discussão econômica para o universo dos shows e festivais de música, por meio de uma breve metanálise de pesquisas realizadas em diferentes regiões do globo, como a Itália, os Estados Unidos e o Brasil. Para além disso, apresenta alguns dados econômicos de certos festivais de música, obtidos a partir do contato com profissionais da produção cultural e de notícias veiculadas em diversos canais de mídia. Apesar de não haver uma homogeneidade na metodologia da apuração dos impactos econômicos decorrentes de bens culturais, nota-se na literatura um ponto comum no tema da música ao vivo. As externalidades positivas produzidas por shows e festivais, além do montante de dinheiro investido nas economias locais, advindo das despesas realizadas pelos frequentadores dos shows - locais ou não - e da produção necessária para sua realização, superam, de modo geral, seus possíveis impactos negativos. Tais como a poluição ambiental, distúrbio da ordem e os consequentes custos ao aglomerar um elevado número de pessoas para a realização dos eventos. Portanto, o artigo proporciona não só um compilado de variados estudos relevantes de impacto econômico de performances musicais ao vivo, mas também democratiza o acesso de informações cruciais, usualmente privadas e de difícil consulta, para trabalhos subsequentes na área de impacto econômico de bens culturais.pt_BR
dc.description.abstractThis paper seeks to draw an economic discussion into the world of concerts and music festivals, through a brief meta-analysis of research carried out in different regions of the globe, such as Italy, the United States and Brazil. In addition, it presents some economic data on certain music festivals, obtained through contact with producers and news from a variety of media channels. Although there is no homogeneity in the methodology for calculating the economic impacts of cultural goods, there is a common point in the literature on the subject of live music. The positive externalities produced by concerts and festivals, in addition to the sum of money invested in local economies, deriving from the expenses incurred by concert-goers - local or not - and the production required for their realization, generally outweigh their possible negative impacts. Such as environmental pollution, disruption of order and the consequent costs of gathering large crowds for the events. Therefore, the article not only provides a compilation of various relevant studies on the economic impact of live music performances, but also democratizes access to crucial information, usually private and difficult to obtain, for subsequent work in the area of the economic impact of cultural goods.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia da culturapt_BR
dc.subjectEconomic impacten
dc.subjectConcertsen
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectMusic festivalsen
dc.subjectCultural goodsen
dc.subjectCultural economicsen
dc.titlePara além dos palcos : uma breve metanálise e apresentação de dados econômicos de shows e festivais de músicapt_BR
dc.title.alternativeBeyond the stage : a brief meta-analysis and presentation of economic data on concerts and music festivalsen
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001212820pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples