Motivos pela aderência que levam meninas adolescentes praticarem ginástica artística no contexto extracurricular
dc.contributor.advisor | Bossle, Fabiano | pt_BR |
dc.contributor.author | Ochoa, Ruane Nolasco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T06:54:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280061 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo qualitativo de conclusão de curso, teve como objetivo compreender quais eram os motivos de meninas adolescentes optarem por praticar GA no contexto extracurricular. Através de uma entrevista semiestruturada, que foram gravadas e transcritas, seis (6) praticantes de GA de uma escola particular da cidade de Porto Alegre/RS participaram. Segundo a literatura a motivação para escolha de um esporte pode ser multifatorial, podendo ser de origem intrínseca (fatores pessoais) e extrínseca (fatores ambientais). Através da análise dos resultados, foi apresentado que os principais motivos para a aderência das meninas pela prática foi a sensação de prazer, a auto-superação e o benefício à saúde que a modalidade proporciona, sendo fatores de origem intrínseca. Já os motivos de origem extrínseca mencionados foram a influência social e do professor. Com isso, concluímos que as praticantes se encontram motivadas a permanecer na prática principalmente porque se sentem bem, percebem uma melhora no condicionamento físico e com isso conseguem se destacar em outras áreas escolares. Por serem desafiadas e vivenciarem uma boa relação com seus professores, através do auxílio que eles dão quando surge uma dificuldade durante a aula, com o objetivo das praticantes progredirem nas suas habilidades, respeitando o tempo de aprendizagem de cada uma. Indo de encontro com a proposta das atividades extracurriculares. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ginástica artística | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.title | Motivos pela aderência que levam meninas adolescentes praticarem ginástica artística no contexto extracurricular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212886 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1262)