A relação entre a formação acadêmica e o programa “Residência Pedagógica” na introdução das lutas no contexto escolar
dc.contributor.advisor | Fraga, Alex Branco | pt_BR |
dc.contributor.author | Frota, Pedro Henrique Ávila da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T06:53:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280043 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os esportes de combate não são muito presentes nas aulas de Educação Física, mesmo que previstos na Base Comum Curricular, porém podem servir de opção para ir além dos esportes tradicionalmente trabalhados nas escolas. Esse trabalho é um memorial de experiência, com o objetivo de mostrar a introdução dos esportes de combate no contexto escolar, a partir do projeto de Residência Pedagógica. O primeiro capítulo relata a respeito das experiências acadêmicas, discorrendo sobre as disciplinas mais marcantes para o meu processo a ser um futuro professor. O segundo capítulo aborda a experiência no projeto de Residência Pedagógica, apresentando como funciona essa proposta, como foi a introdução dos esportes de combate durante esse projeto, como foi a construção do plano de trabalho e estratégias de ensino utilizadas, e as reflexões que surgiram a partir da participação nesse projeto. | pt_BR |
dc.description.abstract | Combat sports are not very present in Physical Education classes, even if provided for in the National Common Curricular Base, but they can serve as an option to go beyond the sports traditionally taught in schools. This work is a memorial of experience, with the aim of showing the introduction of combat sports in the school context, based on the Pedagogical Residency project. The first chapter reports on respect for academic experiences, discussing the most important subjects for my process of becoming a future teacher. The second chapter addresses the experience in the Pedagogical Residency project, presenting how this proposal works, how combat sports were introduced during this project, how the work plan was constructed and teaching strategies used, and the reflections that emerged from participation in this project. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Artes marciais | pt_BR |
dc.subject | Combat sports | en |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical Residency | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | A relação entre a formação acadêmica e o programa “Residência Pedagógica” na introdução das lutas no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212979 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1266)