A expressividade do traço na alfabetização em desenho no Design
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
The expressiveness of the trait in literacy in drawing in Design
La expresividad del rasgo en la lectoescritura en dibujo en Disign
Assunto
Resumo
Esse estudo faz parte de uma pesquisa de doutorado em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS que discute a alfabetização em desenho, a capacidade em representar e ler a forma em terceira dimensão no plano bidimensional, desenvolvida nos componentes curriculares de entrada dos cursos de Design. Esse artigo trata dos três pilares da alfabetização em desenho no Design: técnica, expressão e percepção. Discute a expressão do traço em desenhos feitos à mão, que demonstram sentime ...
Esse estudo faz parte de uma pesquisa de doutorado em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS que discute a alfabetização em desenho, a capacidade em representar e ler a forma em terceira dimensão no plano bidimensional, desenvolvida nos componentes curriculares de entrada dos cursos de Design. Esse artigo trata dos três pilares da alfabetização em desenho no Design: técnica, expressão e percepção. Discute a expressão do traço em desenhos feitos à mão, que demonstram sentimentos de quem desenha, ou mesmo identifica o hemisfério cerebral que predominou no ato de desenhar. Essas características observadas no desenho expressivo são vistas na fase inicial do processo projetual de Design (esboço). Essas reflexões contextualizam o estado da arte dessas questões, por meio de um levantamento bibliográfico, que contribui com a alfabetização do desenho nas graduações de Design; auxiliando a representação e leitura das criações em Design; explora o traço, observando sua identificação, seu significado, sua intenção e sua percepção. ...
Abstract
This study is part of a doctoral research in Design at the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS that discusses literacy in drawing, the ability to represent and read the form in the third dimension in the two-dimensional plane, developed in the curricular components of entry of the Design courses. This article deals with the three pillars of drawing literacy in Design: technique, expression and perception. It discusses the expression of the line in hand-made drawings, which demonstra ...
This study is part of a doctoral research in Design at the Federal University of Rio Grande do Sul - UFRGS that discusses literacy in drawing, the ability to represent and read the form in the third dimension in the two-dimensional plane, developed in the curricular components of entry of the Design courses. This article deals with the three pillars of drawing literacy in Design: technique, expression and perception. It discusses the expression of the line in hand-made drawings, which demonstrate feelings of those who draw, or even identify the cerebral hemisphere that predominated in the act of drawing. These characteristics observed in expressive drawing are identified in the initial phase of the Design process (sketch). These reflections contextualize the state of the art of these issues, through a bibliographical survey, which contributes to the literacy of drawing in Design graduations; helping the representation and reading of creations in Design; explores the trait, observing its identification, its meaning, its intention and its perception. ...
Resumen
Este estudio es parte de una investigación de doctorado en Diseño en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS que discute la alfabetización en el dibujo, la capacidad de representar y leer la forma en la tercera dimensión en el plano bidimensional, desarrollado en el plan de estudios en cursos de diseño. Este artículo trata sobre los tres pilares de la alfabetización del dibujo en Diseño: técnica, expresión y percepción. Discute la expresión de la línea en dibujos hechos a mano, que ...
Este estudio es parte de una investigación de doctorado en Diseño en la Universidad Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS que discute la alfabetización en el dibujo, la capacidad de representar y leer la forma en la tercera dimensión en el plano bidimensional, desarrollado en el plan de estudios en cursos de diseño. Este artículo trata sobre los tres pilares de la alfabetización del dibujo en Diseño: técnica, expresión y percepción. Discute la expresión de la línea en dibujos hechos a mano, que demuestran sentimientos de quien dibuja, o incluso identifican el hemisferio cerebral que predominó en el acto de dibujar. Estas características observadas en el dibujo expresivo se identifican en la fase inicial del proceso de Diseño (boceto). Estas reflexiones contextualizan el estado del arte de estos temas, a través de un levantamiento bibliográfico, que contribuye a la alfabetización del dibujo en las carreras de Diseño; asistir en la representación y lectura de creaciones en Diseño; explora el rasgo, observando su identificación, su significado, su intención y su percepción. ...
Contido em
Revista Apotheke. Florianópolis. Vol. 9, n. 1 (abr. 2023), p. 87-104
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40405)Ciências Sociais Aplicadas (4135)
Este item está licenciado na Creative Commons License