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dc.contributor.authorRego, Nelsonpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Ricardo Martins dept_BR
dc.date.accessioned2024-10-11T06:47:54Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn2317-2983pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279885pt_BR
dc.description.abstractEste artigo busca refletir sobre o papel da mídia na construção do imaginário sobre a Amazônia. A ocupação efetiva da Amazônia ocorreu principalmente a partir da década de 1970, do século passado, em função do avanço da fronteira da agropecuária, do desenvolvimento das técnicas e do conhecimento científico. Nesse período, houve uma crescente presença da temática amazônica na mídia, propiciando um aumento da atenção sobre questões ambientais no cenário nacional e mundial. Cabe ressaltar que na atualidade a mídia continua representando, preponderantemente, a Amazônia com uma visão mitológica e exótica da natureza. Essa construção do imaginário amazônico é contínua e termina por influenciar na formação de visões acerca do que venha a ser a Amazônia. A temática ambiental, baseada em mitos, está inserida em quase todos os setores da mídia quando a Amazônia é enfocada, o que dificulta a visibilidade dos grupos humanos habitantes nessa imensa região.pt_BR
dc.description.abstractThis article is aimed at discussing the role of the media in the construction of the image of the Amazon. The effective occupation of the Amazon began chiefly as from the 1970s as a result of the advance of the cattle farming boundary and the development of scientific techniques and knowledge. During this period, there was a growth in the presence of Amazon-related issue in the media, fostering an increase in the attention given to environmental concerns in the national and global scenario. It is important to outline that, even today, the media continues to represent the Amazon chiefly with a vision that is mythological and exotic by nature. This construction of the Amazon's image is continuous and has an impact on the formation of views regarding what the Amazon actually is. The environmental theme, based on myths, is inserted within almost all the sectors of the media when the Amazon is in focus, which jeopardizes the visibility of human groups that inhabit this immense region.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista FSA (Faculdade Santo Agostinho). Teresina : FSA, 2013. Vol. 12, n.1 (jan./fev. 2015), p. 107-120pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmazonen
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectMediaen
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectRepresentationen
dc.subjectLandscapeen
dc.subjectMythen
dc.titleAmazônia, representação e mídiapt_BR
dc.title.alternativeThe amazon, representation and media en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000952473pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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