Destino dos resíduos de Nova Prata (RS) : gerando consciência e informação na comunidade escolar
dc.contributor.advisor | Crossetti, Luciane Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Ditadi, Éllen Picolli | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-09T06:49:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279762 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os resíduos sólidos representam um grande problema ambiental, com uma alta quantidade sendo gerada diariamente e a preocupação com a disposição em aterros sanitários, que possuem vida útil finita. Uma única cidade é capaz de gerar uma quantidade muito grande de resíduos, os quais, nem sempre, têm o destino correto. Dentre as muitas contribuições para a geração de resíduos nos municípios, os estabelecimentos de ensino destacam-se por produzirem resíduos diversificados e, ao mesmo tempo, serem fontes de instrução na disseminação de conhecimento sobre esta responsabilidade. Nesse sentido, o trabalho teve como objetivos compreender a gestão de resíduos realizada em nível municipal, a partir de dados obtidos no município de Nova Prata (RS), buscando entender quais são os principais resíduos gerados nas escolas e o destino destes e elaborar uma cartilha sobre compostagem e materiais de divulgação a ser utilizada pelas escolas. Para atingir os objetivos propostos, artigos sobre a temática geral foram consultados, garantindo inicialmente uma base teórica. Na prática, foi realizado contato com a Secretaria responsável pelo assunto em Nova Prata, bem como visita técnica à sede da empresa contratada para o recolhimento dos resíduos na cidade e contato com uma escola estadual de ensino fundamental. Com isso, foi possível entender a dimensão da problemática dos resíduos sólidos e como isso é lidado pelo município de Nova Prata. Este reconhece os problemas e as dificuldades no manejo dos resíduos sólidos, bem como a responsabilidade do cidadão pelo descarte correto. No município, a coleta seletiva é exercida por empresa terceirizada, que realiza a triagem e posteriormente distribui os recicláveis para empresas recicladoras e faz também o acomodamento dos rejeitos. Quanto à composição gravimétrica, viu-se que alguns resíduos são mais comumente gerados, como restos alimentares, vidro, plástico, metal e rejeitos sanitários. A escola pesquisada apresenta lixeiras coloridas para separação dos materiais, mas percebeu-se que o cuidado com os resíduos orgânicos precisa ser melhor trabalhado. Como material de extensão, foi produzida uma cartilha sobre compostagem e posts para redes sociais sobre outros assuntos dentro dos resíduos sólidos. Espera-se que as escolas utilizem o material para trabalhar com os alunos a responsabilidade pelos resíduos, proporcionando uma atividade prática, onde eles sintam que estão contribuindo pessoalmente com o cuidado do planeta. Por fim, também se faz necessário que as escolas incentivem a separação correta dos resíduos de forma ativa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Solid waste represents a major environmental problem, with a high quantity being generated daily and the concern about its disposal in landfills, which have a finite useful life. A single city is capable of generating a very large amount of waste, which does not always have the correct destination. Between the many contributions to the generation of waste in municipalities, educational establishments stand out for producing specific waste and, at the same time, being sources of instruction in the dissemination of knowledge about this responsibility. The work’s objectives are to understand the waste management carried out in the municipality of Nova Prata; understand the main waste generated in schools and their destination; develop a primer on composting to be used by schools and develop additional divulgational materials. To achieve the proposed objectives, articles on the general theme were read, initially ensuring a theoretical basis. In practice, contact was made with the Secretariat responsible for the matter in Nova Prata, as well as a technical visit to the headquarters of the company contracted to collect waste in the city and contact with a state elementary school. With this, it was possible to understand the dimension of the solid waste problem and how this is resolved by the municipality of Nova Prata. The municipality recognizes the problems and difficulties in managing solid waste, as well as the citizen's responsibility for correct disposal. There, the selective collection is carried out by a thirdparty company, which carries out the sorting and subsequently distributes the recyclables to recycling companies and also accommodates the rejects. As for the gravimetric composition, it was seen that some waste is more commonly generated, such as food waste, glass, plastic, metal and sanitary rejects. The school researched has colored bins for separating materials, but it was perceived that care for organic waste needs to be better done. As extension material, a primer on composting and posts for social media on other topics within solid waste were produced. It is expected that schools will use the material to work with students on waste responsibility, providing a practical activity, where they feel that they are personally contributing to the care of the planet. Finally, it is also necessary for schools to actively encourage the correct separation of waste. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.subject | Waste | en |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Selective collect | en |
dc.subject | Lixo | pt_BR |
dc.subject | Separation | en |
dc.subject | Recycling | en |
dc.subject | Coleta seletiva | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | en |
dc.subject | Nova Prata (RS) | pt_BR |
dc.title | Destino dos resíduos de Nova Prata (RS) : gerando consciência e informação na comunidade escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212371 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Biociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Biológicas: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Ciências Biológicas (1353)