Aulas coletivas de clubes privados de Porto Alegre, RS : para além do bem-estar físico
dc.contributor.advisor | Silveira, Raquel da | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Schaiane Oliveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:53:53Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279615 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo geral compreender a vivência dos(as) participantes nas aulas coletivas e de que modo ocorre o desenvolvimento de amizades nestas aulas, assim como a manutenção delas, em clubes de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O inquietamento para realizar esta escrita se deu através das experiências dos estágios obrigatórios do curso de Bacharelado em Educação Física, no qual todas as experiências ocorreram com turmas de aulas coletivas onde ficava evidente em diversos momentos as amizades criadas e em surgimento. A relevância desta escrita se baseia na intenção de compreendermos a importância das aulas coletivas para os(as) praticantes destas modalidades e, também, para auxiliar aos professores e graduandos de Educação Física no melhor entendimento deste tema. Metodologicamente, este estudo é do tipo qualitativo, utilizei de entrevistas semi-estruturadas com oito participantes de aulas coletivas de dois clubes privados localizados em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Durante as análises e as discussões, é apresentado que todas as entrevistadas são mulheres, têm entre 40 a 74 anos, que seis das oito possuem nível superior e que a maioria reside próximo a sede do clube em que são sócias. Além disso, as entrevistadas apontam diversas características das aulas coletivas, como a importância das músicas, a realização de aulas comemorativas e a relevância de os(as) professores(as) estarem sempre diversificando as atividades das aulas. Por fim, também fica evidente através dos relatos das entrevistadas que as aulas coletivas propiciam relações sociais e formam vínculos de amizades que ultrapassam as paredes do clube. Diante disso, concluo que a participação em aulas coletivas oportuniza a formação de amizades, aumenta a socialização, e que as entrevistadas possuem um conceito sobre o que é uma “boa aula coletiva” que engloba diferentes elementos das aulas, a música, as atividades, os(as) professores(as). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Clubes | pt_BR |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.title | Aulas coletivas de clubes privados de Porto Alegre, RS : para além do bem-estar físico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211395 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Educação Física (1252)