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dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorSantana, Helena Regina Marquespt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:47Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279610pt_BR
dc.description.abstractDione Martins da Luz, gaúcho, nascido em Alegrete/RS, em 1985 e artista autodidata, começa a destacar-se no cenário da Arte Contemporânea em meados dos anos dois mil. Por meio de seus stickers, passou a ser conhecido no Brasil e internacionalmente.A revelação de seu nome espiritual – Xadalu Tupã Jekupé - deu- se a partir de seu batismo (Nhemongarai) e foi realizado pelo centenário cacique KaraiTataendyOcã, como reconhecimento de sua ancestralidade indígena.Chegando com sua mãe e avó na capital e com dificuldades financeiras, Xadalufoi catador, trabalhou numa cooperativa como gari e posteriormente em uma serigrafia, onde aprendeu o seu ofício. A partir desse trabalho, aperfeiçoou-se no ramo, por meio de um curso de serigrafia e foi galgando seu espaço sem saber que estava entrando para o mundo da arte. Esta pesquisa dedica-se a conhecer suas obras e sua trajetória profissional e artística, aliada à causa social que abraça quando, por meio de sua arte, procura dar visibilidade ao povo de sua ancestralidade, os Guarani-Mbyá.pt_BR
dc.description.abstractDione Martins da Luz, from Rio Grande do Sul, born in Alegrete/RS, in 1985 and self- taught artist, began to stand out on the Contemporary Art scene in the mid-2000s. Through his stickers, he became known in Brazil and internationally. The revelation of his spiritual name – XadaluTupãJekupé – took place after his baptism (Nhemongarai) and was carried out by the centenary Karai chief TataendyOcã, in recognition of his indigenous ancestry. Arriving with his mother and grandmother in the capital and facing financial difficulties, Xadalu was a collector, worked in a cooperative as a street sweeper and later in a screen-printing shop, where he learned his trade. From this work onwards, he improved his skills in the field, through a screen-printing course, and gradually gained ground without knowing that he was entering the world of art, This research is dedicated to understanding his works and his professional and artistic trajectory, combined with the social cause he embraces when, through his art, he seeks to give visibility to the people of his ancestry, the Guarani-Mbyá.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArte indígenapt_BR
dc.subjectXadaluen
dc.subjectContemporary indigenous arten
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectArte urbanapt_BR
dc.subjectWorksen
dc.subjectSocial activismen
dc.subjectAtivismo socialpt_BR
dc.subjectObra de artept_BR
dc.titleXadalu : arte indígena contemporânea e ativismo urbanopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211881pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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