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dc.contributor.advisorCardoso, Marcelo Francisco da Silvapt_BR
dc.contributor.authorVargas, Thainá Tiscapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:53:28Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279590pt_BR
dc.description.abstractA motivação é fundamental para que as pessoas realmente se envolvam com a prática esportiva, portanto, entender sobre os fatores motivacionais pode auxiliar os professores no processo de planejamento das atividades e, assim, fazer com que os alunos permaneçam praticando atividade física por mais tempo. Dada a importância da atividade física na vida dos estudantes do ensino superior, o presente estudo buscou identificar os principais fatores motivacionais que levam os acadêmicos a iniciarem e a permanecerem treinando na equipe de atletismo da UFRGS durante o período de formação. A pesquisa apresenta uma abordagem quantitativa, com método descritivo comparativo de corte transversal e foi realizada com 53 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que foram atletas da equipe de atletismo da Universidade entre os anos de 2017 e 2023, de ambos os sexos e de diferentes cursos. A investigação dos fatores motivacionais para prática do atletismo foi realizada através da aplicação do Inventário de Motivação para Prática de Atividade Física e Esportiva – IMPRAFE-54, proposto e validado por Balbinotti e Barbosa (2006), que é composto por 54 questões que abrangem seis dimensões da motivação (Controle do Estresse, Saúde, Sociabilidade, Competitividade, Estética e Prazer). Após analisar os resultados da pesquisa, foi observado que os fatores que mais motivam os alunos são a Saúde e o Prazer e, o que menos motiva é a Competitividade. Já, quando investigado as variáveis independentes de forma individual, foi possível observar que as mulheres têm valores maiores para o Fator Motivacional Prazer quando comparado aos homens. E, a interação entre as variáveis sexo, grupos de idade e tempo de prática apresentou que mulheres mais velhas e com maior tempo de prática, possuem valores maiores para o Fator Motivacional Estética quando comparado à outros grupos. A partir desses resultados, conclui-se que a adesão e a permanência no esporte universitário, em especial no grupo de atletismo da UFRGS, devem ser orientadas por objetivos e metas que estão relacionados com os principais Fatores Motivacionais do seu envolvimento, o Prazer e a Saúde.pt_BR
dc.description.abstractMotivation is essential for people to really engage in sports activities. Therefore, understanding motivational factors can help teachers in the process of planning activities, which make the students keep practicing physical activities for longer. Due to the importance of physical activities in the university students' lives, the present study aimed at identifying the main motivational factors that lead students to join and keep attending to the UFRGS Track and Field Team during the undergraduate and graduate period. This research presents a quantitative approach, with a descriptive comparative cross-sectional method, and it was applied on 53 students of Universidade Federal do Rio Grande do Sul who took part in the track and field team between 2017 and 2023, of both genres and from different courses. The investigation of the motivational factors for practicing track and field was promoted by applying the “Inventário de Motivação para Prática de Atividade Física e Esportiva” – IMPRAFE-54, proposed and validated by Balbinotti and Barbosa (2006), which is composed of 54 questions that approach six motivational dimensions (Stress-control, Health, Sociability, Competitiveness, Aesthetics and Pleasure). After analyzing the survey’s results, it was observed that the factors that motivate the students the most are health and pleasure, whereas the one who motivates them the least is competitiveness. When investigating independent variables individually, it could be observed that women give higher values to the pleasure motivational factor in comparison to men. And the interaction among the variables sex, age groups and time of practice, pointed out that older women with more time of practice give more value to the aesthetics motivational factor compared to other groups. Based on these results, we can conclude that joining and remaining in university sports, specially at UFRGS track and fields’ team, must be orientated by goals and objectives that are related to the main motivational factors of one’s own involvement, health and pleasure standards.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAthleticsen
dc.subjectAtletismopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationen
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.subjectCollege studenten
dc.titleFatores motivacionais para adesão e permanência no esporte universitário : um estudo com atletas de atletismo da UFRGSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211407pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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