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dc.contributor.authorLorandi, Alexandrapt_BR
dc.contributor.authorBehr, Arielpt_BR
dc.contributor.authorDuarte, Cristiane da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Everton da Silveirapt_BR
dc.contributor.authorWunsch, Laurapt_BR
dc.contributor.authorKist, Silvia de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-10-02T06:40:35Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279532pt_BR
dc.description.abstractEste relatório analisou, sob a perspectiva dos coordenadores de curso, os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão de estudantes em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, sendo cursos de bacharelado e de licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativas) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar, e complementarmente foram realizadas entrevistas semiestruturadas aplicadas individualmente com cada um dos coordenadores de curso. Para a validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário) realizou-se um pré-teste. A coleta dos dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisadosmediante a utilização de técnicas estatísticas e por meio da análise de conteúdo. As entrevistas semiestruturadas, por sua vez, foram realizadas por meio da utilização da ferramenta de videoconferência MConf, sendo que as entrevistas foram gravadas e transcritas para análise no software NVivo©. Os resultados, a partir da percepção dos coordenadores, apresentaram os Fatores Pessoais que mais contribuíram para evasão dos estudantes nos cursos EaD: "Dificuldade dos estudantes em conciliar os estudos com as cargas horários de trabalho"; "Dificuldade de conciliar os estudos com a rotina familiar", ambas questões para 86% dos Coordenadores. A respeito dos Fatores Institucionais, foi destacado por todos dos Coordenadores que participaram do estudo que a "Reprovação em uma ou mais disciplinas" contribuiu "Bastante" ou "Totalmente" para evasão dos estudantes, e que para 50% destes Coordenadores a "Dificuldade de interagir com os colegas (sentimento de isolamento)" teve igual contribuição. Por sua vez, as entrevistas semiestruturadas revelaram que os principais fatores de evasão estão relacionados ao modelo de curso adotado que não permite reprovação, à dificuldade de gestão de tempo para conciliar os estudos com o trabalho e a família e à falta de adaptação à autonomia exigida pela modalidade a distância. Além disso, os coordenadores apontaram a falta de clareza nas exigências de um curso EaD, a necessidade de participação em atividades presenciais e o processo seletivo no período pandémico como elementos que contribuíram para a evasão. Esses resultados sugerem a importância de uma comunicação mais clara sobre as demandas de um curso na modalidade a distância bem como o suporte aos alunos para superar os desafios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUAB/UFRGSpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.titleA evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos coordenadorespt_BR
dc.typeRelatório técnico e de pesquisapt_BR
dc.identifier.nrb001212135pt_BR


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