A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos tutores
dc.contributor.author | Lorandi, Alexandra | pt_BR |
dc.contributor.author | Behr, Ariel | pt_BR |
dc.contributor.author | Duarte, Cristiane da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Everton da Silveira | pt_BR |
dc.contributor.author | Wunsch, Laura | pt_BR |
dc.contributor.author | Kist, Silvia de Oliveira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-02T06:39:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279513 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou os principais fatores relacionados a aspectos individuais e institucionais que contribuíram para evasão de estudantes em cursos ofertados pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a perspectiva de estudantes, tutores e coordenadores de curso. O estudo foi desenvolvido em 8 (oito) cursos ofertados pela UAB/UFRGS, compreendendo cursos de bacharelado e licenciatura. Os procedimentos metodológicos envolveram a realização de uma pesquisa Survey com a aplicação de um questionário composto por 41 questões (demográficas, de escala do tipo Likert, e dissertativas) elaboradas a partir de estudos relacionados a fatores que contribuem para evasão escolar. Para a validação da ferramenta e instrumento de pesquisa (questionário), realizou-se um pré-teste. A coleta de dados foi realizada por meio da ferramenta LimeSurvey, sendo que os resultados foram analisados por meio de técnicas estatísticas e de análise de conteúdo. Os resultados, a partir da percepção dos 54 (cinquenta e quatro) tutores, são apresentados a seguir: Os Fatores Pessoais que mais contribuíram para evasão dos estudantes nos cursos EaD correspondemà "Dificuldade dos estudantes em conciliar os estudos com as cargas horários de trabalho" para 76% dos tutores, e à "Dificuldade de conciliar os estudos com a rotina familiar" 68%. No que diz respeito a Fatores Institucionais, 52% dos tutores destacaram que a "Reprovação em uma ou mais disciplinas" contribuiu "Bastante" ou "Totalmente", e para 35% dos tutores o "Nível de dificuldade dos conteúdos, das tarefas e provas" foi o fator que mais contribuiu para evasão dos estudantes. Contudo, pode-se concluir que as dificuldades em conciliar as atividades estabelecidas nos cursos com as rotinas profissionais e familiares, assim como o cumprimento dos prazos são fatores importantes que contribuem para a evasão dos estudantes. Adicionalmente, a dificuldade das atividades, os conteúdos das disciplinas e a reprovação em uma ou mais disciplinas são Fatores Institucionais apontados pelos tutores como potenciais fatores para evasão estudantil nos cursos EaD. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UAB/UFRGS | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | pt_BR |
dc.title | A evasão nos cursos UAB da UFRGS : fatores de impacto e estratégias para redução : fatores pessoais e institucionais percepção dos tutores | pt_BR |
dc.type | Relatório técnico e de pesquisa | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212137 | pt_BR |
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