Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorStreit, Líviapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Reni Campospt_BR
dc.date.accessioned2024-09-17T06:48:18Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278896pt_BR
dc.description.abstractA análise da utilização de algoritmos de IA como o ChatGPT no ambiente escolar é de suma importância, visto que as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem ainda são desconhecidas. A tentativa de utilização de tecnologias da informação para o ensino de ciências, não é nenhuma novidade, porém observa-se no contexto atual um conjunto de condições favoráveis ao seu uso. A inteligência artificial tem um grande potencial para transformar a educação, proporcionando novas formas de ensino, além de melhorar a eficiência do sistema educacional como um todo. Sendo assim, através do presente trabalho, pretende-se elucidar os impactos e obstáculos no ensino e aprendizagem de conceitos fundamentais da química geral com a utilização do ChatGPT, a partir de um olhar dos alunos. Analisou-se o desempenho e a segurança dos estudantes ao responderem questões de química básica, confrontando as respostas dos grupos que responderam com auxílio da ferramenta da OpenAI e os grupos que resolveu de forma tradicional, sem consulta e com acesso somente a tabela periódica. Além disso, a pesquisa possui no escopo o objetivo de verificar o nível de cópia realizada pelos estudantes que tinham o auxílio do ChatGPT e o quanto eles confiavam nessas respostas. Responderam ao questionário 30 discentes sendo 8 com o auxílio do ChatGPT e 22 estudantes sem a ferramenta, cursando cadeiras da primeira ou segunda etapa dos cursos de química, os resultados obtidos evidenciaram o potencial do ChatGPT para o desenvolvimento do senso crítico e autonomia dos discentes, o que é essencial para uma mudança significativa no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractAnalyzing the use of AI algorithms such as ChatGPT in the school environment is extremely important, as their implications for the teaching and learning processes are still unknown. Employing information technologies in science teaching is nothing new, however current computational technologies favor their use. Artificial intelligence has been shown to have great potential to transform education, providing new ways of teaching, in addition to improving the efficiency of the educational system as a whole. Therefore, through this work, we intend to elucidate the impacts and obstacles in teaching and learning fundamental concepts of general chemistry using ChatGPT, from the students' perspective. Students’ performance and confidence in answering basic chemistry questions were analyzed, comparing the answers of students who utilized the OpenAI tool and students who solved them in a traditional way, only using a periodic table as a reference material. Furthermore, this research aimed to verify the level of copy from ChatGPT and students’ level of confidence in their answers. 30 students responded to the questionnaire, 8 with the help of ChatGPT and 22 students without the tool. Respondents were taking first-year Chemistry courses. The obtained results highlighted the potential of ChatGPT for developing students’ critical sense and autonomy, which is essential for a significant change in the teaching and learning processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectChatGPTen
dc.subjectArtificial intelligenceen
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectQuímica geralpt_BR
dc.subjectGeneral chemistryen
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTeaching-learningen
dc.titleInteligência artificial e o Chatgpt : uma análise sobre conhecimentos conceituais de química básica no ensino superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001198182pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationQuímica: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples