Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Dakir Larara Machado dapt_BR
dc.contributor.authorFranco, Gabriel Amorettipt_BR
dc.date.accessioned2024-09-13T06:25:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278863pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho apresenta uma proposta para o contexto educacional. Diante da necessidade de dinamização do ensino de Climatologia, foi desenvolvida uma plataforma educacional fundamentada na tecnologia do Google Earth Engine Apps. A integração de geotecnologias no processo educacional é destacada como uma oportunidade promissora para modernizar e enriquecer as práticas pedagógicas, especialmente no campo da Geografia. O objetivo geral do estudo é tornar o ensino e a aprendizagem de Climatologia mais dinâmico e interativo a partir de plataformas digitais. A plataforma desenvolvida visa aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos e professores de Geografia do ensino fundamental, disponibilizando ferramentas interativas e práticas que viabilizem o ensino dos conceitos climatológicos de maneira mais dinâmica e acessível. Além disso, a proposta inclui a construção de um projeto de ensino que exemplifica o uso efetivo da ferramenta, proporcionando um guia prático para os professores, detalhando estratégias e abordagens de ensino que integrem a tecnologia à dinâmica das aulas de Climatologia. Este trabalho representa uma contribuição significativa para a integração de geotecnologias no ensino de Climatologia, oferecendo uma abordagem atualizada e dinâmica que não apenas moderniza as práticas pedagógicas, mas também estimula um aprendizado mais envolvente e crítico.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a proposal for the educational context. Given the need to update and streamline Climatology teaching, an educational platform was developed based on Google Earth Engine Apps technology. The integration of geotechnologies in the educational process is highlighted as a promising opportunity to modernize and enrich pedagogical practices, especially in the field of Geography. The main objective of the study is to follow a path towards developing an application aimed at teaching Climatology. The developed platform aims to improve the teaching-learning process of elementary school Geography students and teachers, providing interactive and practical tools that enable the teaching of climatological concepts in a more dynamic and accessible way. Furthermore, the proposal includes the construction of a teaching project that exemplifies the effective use of the tool, providing a practical guide for teachers, detailing teaching strategies and approaches that integrate technology into the dynamics of Climatology classes. This work represents a significant contribution to the integration of geotechnologies in Climatology teaching, offering an updated and dynamic approach that not only modernizes pedagogical practices, but also stimulates more engaging and critical learning.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGeografia : Ensinopt_BR
dc.subjectClimatologyen
dc.subjectClimatologiapt_BR
dc.subjectGeotechnologyen
dc.subjectGeotecnologiapt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectGoogle Earthpt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem de climatologia através de metodologias ativas : proposta didática com base no Google Earth Engine Appspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001201589pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationGeografia – Litoral Norte: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples