Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDomingues, Fabian Scholzept_BR
dc.contributor.authorBisio, Marcus Vinicius Villapt_BR
dc.date.accessioned2024-09-11T06:17:11Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278773pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo apontar alguns fatores determinantes para a centralidade do carro na mobilidade urbana brasileira, por meio de uma abordagem econômica. Para a consecução do propósito desta monografia foi realizada uma pesquisa exploratória, sendo o procedimento de coleta de dados, uma pesquisa bibliográfica. Por meio desse estudo foi possível constatar evidências de que a rápida taxa de crescimento do número de automóveis por habitante nos centros urbanos brasileiros é função de um conjunto de fatores que se reforçam mutuamente: indústria automotiva; falta de investimento no transporte público; fornecimento de infraestrutura para o carro; a cultura e o carro; falta de investimentos em outros modais; os usuários de carro subestimam os custos relacionados ao seu uso; e por fim, outro aspecto relevante para análise da sobreutilização do automóvel versa sobre as políticas de uso e ocupação do solo. No Brasil, as políticas relacionadas à mobilidade urbana, implementadas desde a metade do século passado, não contemplaram as dimensões da equidade, eficiência econômica e o uso racional de recursos públicos. A hipótese é que a sobreutilização do carro representa um caso de falha de mercado, pois parte dos custos sociais que surgem em decorrência do seu uso não recai sobre seus usuários, mas sobre o conjunto da sociedade. Assim, o papel de destaque do carro na mobilidade das cidades brasileiras é resultado de um processo histórico e institucional, consequência da disputa política de grupos interessados na manutenção e aprofundamento dessa forma de mobilidade, ou seja, não foi obra do acaso, tampouco resultado de decisões técnicas no setor de transporte.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to point out a number of determining factors for the centrality of the car in Brazilian urban mobility, by the use of an economic approach. To achieve the purpose of this study, exploratory research was carried out, the data collection procedure being a bibliographical research. Via this study, it was possible to verify evidences that the rapid growth rate in the number of cars per inhabitant in Brazilian urban centres is a function of a set of factors that reinforce each other: automotive industry; lack of investment in public transport; providing sufficient infrastructure for the car; culture and the car; lack of investment in other modals; car users underestimate the costs related to the car use; and finally, another relevant aspect for analysing the overuse of automobiles concerns land use and occupation policies. In Brazil, policies related to urban mobility put in place since the middle of the last century, did not consider the dimensions of equity, economic efficiency and the rational use of public resources. The hypothesis is that the overuse of cars represents a case of market failure, since part of the social costs that arise as a result of its use do not fall back on its users, but on society as a whole. Thus, the prominent role of the car in the mobility of Brazilian cities is the result of a historical and institutional process, a consequence of the political dispute between specific groups in maintaining and deepening this form of mobility, that is, it was not feat at random, nor the result of technical decisions in the transport sector.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUrban mobilityen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectAutomobile modelen
dc.subjectTransporte públicopt_BR
dc.subjectAutomotive industryen
dc.subjectRoad infrastructureen
dc.subjectPublic transportationen
dc.titleFatores determinantes para a centralidade do carro na mobilidade urbana brasileira : uma abordagem econômicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210788pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples