“A gente tem que dançar conforme a música” : controvérsias sobre a implementação do “novo” Ensino Médio e transformações sociotécnicas em escolas de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Quintero, Pablo | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa, Isadora Silveira da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-10T06:42:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278619 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Licenciatura objetiva-se a investigar, a partir de pesquisa de abordagem qualitativa e viés antropológico, os efeitos provocados pela implementação das diretrizes atribuídas ao “Novo Ensino Médio”, em conjunto das transformações sociotécnicas no cotidiano de profissionais da educação atuantes em escolas de ensino médio do munícipio de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A problemática se dá justamente pela implementação de diretrizes realizada de forma verticalizada, ou seja, de maneira que a comunidade escolar e os profissionais da educação não tiveram participação efetiva em sua construção e implementação. Comunidade escolar essa que é atravessada pelas constantes e aceleradas mudanças recentes no campo tecnológico, seja pela intensificação do uso de aparatos tecnológicos, por exemplo, ou mesmo pela inserção desses aparatos no processo educativo, de forma material e também subjetiva, podendo gerar novas controvérsias, dilemas e alterações nas concepções de conhecimento e no acesso à informação. Entrevistas semiestruturadas com profissionais da educação foram a principal ferramenta do trabalho, buscando um maior aprofundamento a partir das suas experiências de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Transformações sociais | pt_BR |
dc.title | “A gente tem que dançar conforme a música” : controvérsias sobre a implementação do “novo” Ensino Médio e transformações sociotécnicas em escolas de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001209670 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License