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dc.contributor.advisorLeonardi, Thiago Josépt_BR
dc.contributor.authorSouza, Augusto Almeida dept_BR
dc.date.accessioned2024-09-10T06:42:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278609pt_BR
dc.description.abstractO estágio é uma etapa da graduação que proporciona experiências essenciais para a formação de futuros profissionais. Além disso, o estágio pode se constituir como uma atividade de pesquisa. Uma das possibilidades de atuação do estágio dentro de ambientes escolares se dá nas atividades extracurriculares, ou de contraturno. Tratando-se de atividades extracurriculares, o futsal é a modalidade esportiva mais ofertada neste contexto. O processo de ensino do futsal, caracterizado como um Jogo Esportivo Coletivo, pode ser realizado a partir de diversos métodos, alicerçados em diferentes princípios metodológicos. Nesta lógica, o caráter pedagógico das práticas esportivas vem sendo motivo de diversos estudos. Estes conceitos são discutidos no marco teórico sob a ótica dos referenciais da Pedagogia do Esporte, sendo esta responsável por examinar a intencionalidade e a funcionalidade da atuação pedagógica. Dentro deste contexto, o trabalho a seguir é caracterizado como um relato de estágio de caráter descritivo, em que foram observadas aulas de futsal extracurriculares de uma turma de 3° e 4° ano do ensino fundamental, em uma escola particular da Zona Norte de Porto Alegre. Os relatos aqui descritos tiveram por objetivo analisar e discutir a metodologia de ensino do futsal por parte dos professores, bem como discorrer acerca das relações entre professores e alunos no contexto do esporte extracurricular escolar, especificamente no ensino do futsal.pt_BR
dc.description.abstractInternship is a stage of undergraduate education that provides unique experiences for the training of future professionals. Moreover, the internship can be constituted as a research activity. One of the possibilities for internship involvement in school environments occurs in extracurricular activities or during non-class hours. In the case of extracurricular activities, futsal is the most offered sports modality in this context. The teaching process of futsal, characterized as a Collective Sports Game, can be carried out through various methods based on different methodological principles. In this logic, the pedagogical nature of sports practices has been the subject of various studies. These concepts are discussed in the theoretical framework from the perspective of the Sports Pedagogy references, which is responsible for examining the intentionality and functionality of pedagogical actions. Within this context, the following work is characterized as a descriptive internship report, where extracurricular futsal classes for a 3rd and 4th-grade elementary school class were observed at a private school in the North Zone of Porto Alegre. The reports described here aimed to analyze and discuss the teaching methodology of futsal by the teachers, as well as to elaborate on the relationships between teachers and students in the context of extracurricular school sports, specifically in the teaching of futsal.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSports pedagogyen
dc.subjectPedagogia do esportept_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectInternshipen
dc.subjectFutsalpt_BR
dc.subjectExtracurricular activitiesen
dc.titleO ensino do futsal como atividade extracurricular e a inter-relação com a pedagogia do esporte : um relato de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001210112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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