Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMeinerz, Carla Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorSchäfer, Thales Sanson de Bempt_BR
dc.date.accessioned2024-09-07T06:16:33Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278554pt_BR
dc.description.abstractA Inclusão de estudantes autistas tem se tornado cada vez mais recorrente no dia a dia escolar. Mas, ainda existe uma lacuna significativa na pesquisa relacionada aos desafios que essa realidade apresenta nas aulas de História. Visando dirimir essa realidade, a questão central que orienta este estudo é: como os professores de História da rede municipal de Porto Alegre experienciam a Inclusão de estudantes autistas em suas aulas? A metodologia empregada para isso foi a elaboração de um formulário online feito com a ferramenta Google Forms, e a realização de entrevistas semiestruturadas com professores de História da rede municipal de Porto Alegre. Sinteticamente, a resposta à pergunta central obtida foi que os professores experienciam de formas variadas a Inclusão Escolar, indo da falta de apoio e orientação até conquistas esperançosas em um contexto desfavorável aos ideais inclusivos. Tal pesquisa contribui ao Ensino de História, pois elabora uma teorização sobre da complexidade da interface do campo com a Inclusão, abrindo possibilidades para repensar a prática e planejar desdobramentos teóricos com mais pesquisas.pt_BR
dc.description.abstractThe Inclusion of autistic students has become increasingly common in the daily school routine. However, there is still a significant gap in research regarding the challenges posed by this reality in History classes. With the aim of addressing this gap, the central question guiding this study is: How do History teachers in the municipal school system of Porto Alegre experience the Inclusion of autistic students in their classes? The methodology employed for this purpose involved the creation of an online form using the Google Forms tool and conducting semi structured interviews with History teachers of the municipal school system of Porto Alegre. In summary, the response to the central question obtained indicates that teachers experience school inclusion in several ways, ranging from a lack of support and guidance to hopeful achievements in an environment unfavorable to inclusive ideals. Such research contributes to History teaching because draws a theorization about the complexity of the interface between the history field and the Inclusion, opening possibilities to rethink practice and plan theorical developments with further researches.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectHistory Teachingen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectInclusive Educationen
dc.subjectAutismen
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO autismo no ensino de História : análise de experiências de professores de História da rede municipal de Porto Alegre com a Inclusão de estudantes autistaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001197877pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples