Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRabeno, Yaffa Bruxelpt_BR
dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:38:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278492pt_BR
dc.description.abstractApresentamos uma reflexão teórico-metodológica para o uso de fontes históricas primárias principalmente em contexto de formação de professores, a fim de privilegiar o desenvolvimento do que Freire denomina autonomia epistêmica. Essa reflexão é apresentada em diálogo com discussões do campo dos Estudos das Ciências, em especial, a chamada Virada Ontológica da Antropologia, e da Filosofia de Linguagem do Círculo de Bakhtin, sugerindo três contribuições: a ênfase na autonomia epistêmica dos estudantes, a busca da superação da dicotomia entre saberes técnicos e pedagógicos, e a adoção de uma concepção epistemológica não-estruturalista, alinhada às discussões metodológicas provenientes da Antropologia do Laboratório. A fim de exemplificar as potencialidades e a riqueza de discussões de fontes primárias a partir desse quadro teórico-metodológico, apresentamos a tradução do francês para o português de uma fonte primária, As Leis do Movimento e do Repouso escrita por M. de Maupertuis no século XVII, em que seu princípio de Mínima Ação é formalizado pela primeira vez. Na sequência, comentamos possíveis caminhos de reflexão e diálogo na sala de aula. Assim, o artigo traz contribuições tanto no sentido teórico, como no sentido de oferecer uma fonte primária em português, com caminhos de reflexão possíveis para o contexto didático.pt_BR
dc.description.abstractWe present a theoretical-methodological reflection for the use of primary historical sources mainly in the context of teacher education, in order to privilege the development of what Freire calls epistemic autonomy. This reflection is presented in dialoguewith discussions in the field of Science Studies, especially the so-called Ontological Turn of Anthropology, and the Philosophy of Language of the Bakhtin Circle, presenting three contributions: the emphasis on the epistemic autonomy of students, the search for overcoming the dichotomy between technical and pedagogical knowledge, and the adoption of a non-structuralist epistemological conception, aligned with the methodological discussions arising from Laboratory Anthropology. In order to exemplify the potential and richness of discussions of primary sources from this theoretical-methodological framework, we present the translation from French to Portuguese of a primary source, As Leis do Movimento e do Repouso, written by M. de Maupertuis in the 19th century. XVII, in which its Least Action principle is formalized for the first time. Next, we comment on possible ways of reflection and dialogue in the classroom. Thus, the article brings contributions both in the theoretical sense and in the sense of offeringa primary source in Portuguese, with possible reflection paths for the didactic context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 3 (dez. 2023), p. 575-609pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFontes Primáriaspt_BR
dc.subjectPrimary sourcesen
dc.subjectHistória da ciênciapt_BR
dc.subjectHistory and Philosophy of Scienceen
dc.subjectLaboratory Anthropologyen
dc.subjectFilosofia da ciênciapt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectScience studiesen
dc.subjectCultural historyen
dc.titleO princípio de mínima ação de Maupertuis : o que futuros professores de Física podem aprender estudando uma fonte primária?pt_BR
dc.title.alternativeMaupertuis principle of least action : what can future Physics teachers learn by studying a primary source?en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200665pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples