A notícia contada, explicada e conversada : colaboração e mediação no jornalismo praticado em podcast no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
The news as told, explained, discussed : collaboration and mediation in journalism podcast in Brazil
Assunto
Resumo
De abrangência inicialmente limitada, os podcats jornalísticos têm sua popularidade impulsionada no Brasil a partir de 2019 quando, por exemplo, o Portal G1 lança seus programas. Até então, produções independentes como o podcast Mamilos lideravam rankings de audiência no segmento. Neste artigo, partimos de dados coletados em redes sociais digitais durante a construção da pauta de um episódio do podcast Mamilos com o objetivo de compreender como se dá a colaboração entre produtores e ouvintes. P ...
De abrangência inicialmente limitada, os podcats jornalísticos têm sua popularidade impulsionada no Brasil a partir de 2019 quando, por exemplo, o Portal G1 lança seus programas. Até então, produções independentes como o podcast Mamilos lideravam rankings de audiência no segmento. Neste artigo, partimos de dados coletados em redes sociais digitais durante a construção da pauta de um episódio do podcast Mamilos com o objetivo de compreender como se dá a colaboração entre produtores e ouvintes. Preliminarmente, a suspeita é que o podcast favorece ao jornalismo a função de “mediação qualificada” (REFERÊNCIA 1, 2018; 2019) e, consequentemente, ao “encontro” dialógico (RESENDE, 2009). O limite, no entanto, transcende o formato; reside na necessidade de revisão do campo sobre práticas convencionais com vistas a uma formação que permita ao jornalista exercê-la plenamente. ...
Abstract
Initially limited in scope, journalistic podcats have their popularity boosted in Brazil from 2019 when, for example, Portal G1 releases its programs. Until then, independent productions such as the Mamilos podcast led audience ratings in the segment. In this article, we start from data collected on digital social networks during the construction of the agenda for an episode of the Mamilos podcast in order to understand how collaboration between producers and listeners takes place. Preliminaril ...
Initially limited in scope, journalistic podcats have their popularity boosted in Brazil from 2019 when, for example, Portal G1 releases its programs. Until then, independent productions such as the Mamilos podcast led audience ratings in the segment. In this article, we start from data collected on digital social networks during the construction of the agenda for an episode of the Mamilos podcast in order to understand how collaboration between producers and listeners takes place. Preliminarily, the suspicion is that the podcast favors to journalism the function of “qualified mediation” (REFERÊNCIA 1, 2018; 2019) and, consequently, to the dialogic “encounter” (RESENDE, 2009). The limit for that transcends the format; it resides in the need to revise the field on conventional practices to a training that allows the journalist to fully exercise it. ...
Contido em
Revista Fronteiras : estudos midiáticos. São Leopoldo, RS. Vol. 22, n. 3 (set./dez. 2020), p. 148-160
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License