Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:37:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2595-7376pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278461pt_BR
dc.description.abstractJohann Friederich Herbart não somente fundou a pedagogia como campo autônomo, mas tam-bém nos deixou um vasto legado científico e filosófico sobre tal área do conhecimento. O objetivo desse trabalho é resgatar conceitos chaves de Herbart para refletir sobre o papel da educação no cenário contemporâneo. Para tanto, primeiramente, é realizada uma interpretação do pensamento de Herbart. Na sequência, elementos do atual cenário político, epistêmico e social, são caracterizados em diálogo com pensadores contemporâneos das Ciências Políticas, Epistemologia e Psicologia. A partir do quadro teórico de Herbart, e do cenário apresentado, sua concepção de pedagogia e suas relações com a filosofia moral e a psicologia, o conceito de ensino educativo (ou instrução educativa) e de interesse são mobilizados para propor a fundação de uma nova Pedagogia das Virtudes.pt_BR
dc.description.abstractJohann Friederich Herbart not only founded pedagogy as an autonomous field, but also left us a vast scientific and philosophical legacy about this topic. The objective of this work is to rescue key concepts of Herbart to reflect on the role of education in the contemporary scenario. To do so, first, an interpretation of Herbart's thought is carried out. Subsequently, elements of the cur-rent political, epistemic and social scenario are characterized in dialogue with contemporary thin-kers in Political Science, Epistemology and Psychology. From Herbart's theoretical framework, and the presented scenario, his conception of pedagogy and its relations with moral philosophy and psychology, the concept of educational teaching (or educational instruction) and of interest are mobilized to propose the foundation of a new Pedagogy of Virtues.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM. Passo Fundo / RS. Vol. 5, no. 1 (Jan/Jun 2022), p. 689-706pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogyen
dc.subjectHerbart, Johann Friedrich, 1776-1841pt_BR
dc.subjectPhilosophy of educationen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectFilosofia da educaçãopt_BR
dc.subjectVirtuesen
dc.subjectVirtudespt_BR
dc.titleO papel da educação no mundo pós-pandemia: pela (re)fundação de uma pedagogia das virtudes com inspiração herbartianapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200693pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem