Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSouza, Daniel Santospt_BR
dc.contributor.authorLima, Nathan Willigpt_BR
dc.contributor.authorKaram, Ricardo Avelar Sotomaiorpt_BR
dc.date.accessioned2024-09-06T06:37:37Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/278458pt_BR
dc.description.abstractNeste artigo propomos uma análise de vinte livros didáticos utilizados no ensino de Física em cursos de licenciatura e bacharelado, com o objetivo de investigar como eles abordam e justificam a interpretação probabilística do quadrado do módulo da função de onda na Mecânica Quântica. Do ponto de vista do ensino de física, destaca-se a importância de ensinar não apenas os conceitos científicos, mas também as justificativas subjacentes a esses conceitos. Nesse sentido, a discussão da análise das obras busca amparo nas fontes primárias e secundárias que tratam sobre a temática. As principais questões a serem respondidas são quais argumentos e evidências são apresentados para legitimar a interpretação probabilística associada a função de onda e quais limitações são identificadas em cada abordagem didática adotada.pt_BR
dc.description.abstractIn this article, we propose an analysis of twenty textbooks used in Physics education for undergraduate and graduate programs. The main objective is to investigate how these textbooks approach and justify the probabilistic interpretation of the square of the modulus of the wave function in Quantum Mechanics. From the perspective of physics education, the importance of teaching not only scientific concepts but also the underlying justification for these concepts is highlighted. Therefore, the discussion of the analysis of these works is based on primary and secondary sources related to the topic. The main questions to be addressed are what arguments and evidence are presented to legitimize the probabilistic interpretation associated with the wave function and what limitations are identified in each adopted didactic approach.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. São Paulo. Vol. 46 (2024), e20230238, 14 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMecânica quânticapt_BR
dc.subjectQuantum Mechanicen
dc.subjectInterpretação probabilísticapt_BR
dc.subjectProbabilistic interpretationen
dc.subjectLivros didaticospt_BR
dc.subjectTextbooksen
dc.titleA gênese da interpretação probabilística em livros didáticos de mecânica quânticapt_BR
dc.title.alternativeThe genesis of probabilistic interpretation in quantum mechanics textbooks en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001200544pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples