Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, MARGS : nuances de uma coleção (1950-1959)
dc.contributor.author | Ganzer, Adriana Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Possamai, Zita Rosane | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-05T06:29:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2357-9854 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/278443 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo apresenta a conformação inicial da coleção do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, no qual foram analisados os registros referentes ao trabalho do primeiro gestor do museu. O estudo buscou a documentação salvaguardada com o objetivo de encontrar vestígios, e assim mapear a aquisição das primeiras obras do acervo artístico da instituição. Propôs compreender o projeto museal apresentado aos públicos na perspectiva educativa, junto ao sistema da arte. Depreende-se que Ado Malagoli definiu uma concepção de acervo e contribuiu para a articulação da educação visual para o povo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article presents the initial formation of the collection of the Museum of Art of Rio Grande do Sul. The study analyzed the documents relating to the museum's first director with the aim of finding traces and then mapping the acquisition of the first artworks in the museum's collection. It proposed to understand the museum project that was presented to the public from an educational perspective, together with the art system. Based on research, it appears that Ado Malagoli defined a conception of the collection and contributed to the visual education articulation for the people. | en |
dc.description.abstract | Este artículo presenta el inicio de la formación de la colección del Museo de Arte de Rio Grande do Sul. La investigación analizó los documentos relativos a la gestión del primer director del museo con el propósito de encontrar rastros y así mapear la adquisición de las primeras obras del acervo de la institución. Se propuso comprender el proyecto museístico presentado al público desde una perspectiva educativa, junto con el sistema del arte. Basándose en el análisis, se deduce que Ado Malagoli definió un concepto de la colección y contribuyó a la articulación de la educación visual para el pueblo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista GEARTE. Porto Alegre, RS : UFRGS. Vol. 10 (2023), [22] p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Museum of Art of Rio Grande do Sul Ado Malagoli | en |
dc.subject | Educação em museus | pt_BR |
dc.subject | Museu de arte | pt_BR |
dc.subject | Education Museum | en |
dc.subject | Collection | en |
dc.subject | Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) | pt_BR |
dc.subject | Art system | en |
dc.subject | Education for the people | en |
dc.subject | Educación en los museos | es |
dc.subject | Colección | es |
dc.subject | Sistema del arte | es |
dc.subject | Educación para el pueblo | es |
dc.title | Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, MARGS : nuances de uma coleção (1950-1959) | pt_BR |
dc.title.alternative | Museum of Art of Rio Grande do Sul Ado Malagoli, MARGS : nuances of a collection (1950-1959) | en |
dc.title.alternative | Museo de Arte de Rio Grande do Sul Ado Malagoli, MARGS : matices de una colección (1950-1959) | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001197301 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)