Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCurtis, Maria do Carmo Gonçalvespt_BR
dc.contributor.authorSelbach, Leonardo Centenopt_BR
dc.date.accessioned2011-02-18T05:59:37Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27843pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso propõe o desenvolvimento do Projeto gráfico para histórias em quadrinhos. Como base, foi tomado a elaboração de uma adaptação do conto de horror “A Cor que veio do espaço”, de Howard Phillips Lovecraft para o formato de arte seqüencial. A proposta pretende converter a obra original para uma mídia que vem crescendo em relevância nos últimos 30 anos. Ao mesmo tempo, visa explorar a facilidade de compreensão e a força expressiva do apelo visual da informação gráfica no contexto de uma narrativa em quadrinhos, a partir de teorias de percepção da forma, ergonomia e semiótica, assim como estabelecer parâmetros e diretrizes projetuais que embasem a transposição entre a linguagem textual da literatura em relação a linguagem textual-gráfica dos quadrinhos . O trabalho ainda conta com uma análise de similares com outros quadrinhos inspirados no autor escolhido, adaptações de suas obras, análise de público alvo, conceituação do projeto gráfico, geração de alternativas, e definição da solução final dos elementos gráficos dos quadrinhos para posterior aplicação. Essas informações são compiladas em um manual de aplicação, que contém informações sobre personagens, cenários e o desenvolvimento da história.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Project proposes the development of a graphic for a comic book. It uses as basis of the project the short story adaptation of Howard Phillips Lovecraft’s The Colour out of Space to the comic book media. The basis of this work is to convert the original story to a new media that has been gaining more relevance in the last 30 years. At the same time, it intends to explore the ease of comprehension and expressive force of the graphic information visual appeal inside a comic book narrative through theories such as Gestalt, ergonomics and semiotics, also establishing parameters and project directives to strengthen the transposition between literature’s textual language in relation to the textual-visual language of comic books . This work also includes an analysis of similar comic books that are based on the same writer, comic book adaptations of his work, target market research, project briefing, concept generation, generation of graphical alternatives, definition of a final solution for the comic book graphical elements for later application. These specifications are compiled in an application manual that contains information about the characters of the story, scenarios and the story development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComicsen
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectProjeto gráficopt_BR
dc.subjectComic booken
dc.subjectAdaptationen
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectSequential arten
dc.subjectLinguagem gráficapt_BR
dc.subjectGraphic languagesen
dc.subjectTipografiapt_BR
dc.titleA cor que veio do espaço : uma adaptação literária para histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766059pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationDesign Visualpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples