As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física
dc.contributor.advisor | Molina Neto, Vicente | pt_BR |
dc.contributor.author | Calheiros, Vicente Cabrera | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-02-10T05:59:20Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27771 | pt_BR |
dc.description.abstract | Construí para este trabalho um estudo de caso de caráter qualitativo, que analisa a educação física inserida na Escola Itinerante do MST, e toma como foco central a experiência docente/discente de um coletivo de estudantes da ESEF-UFRGS e professores formados pela mesma, no período entre 2008 e 2009, buscando estabelecer/compreender relações desta área do conhecimento com a Pedagogia do MST. Dessa forma, tenho como problema orientador da pesquisa a seguinte questão: Que contribuições a Pedagogia do MST pode fornecer à formação de professores de Educação Física, assim como a organização do seu trabalho pedagógico? A analise da prática docente/discente está concentrada sobre entrevistas semiestruturadas com os estudantes e professores que participaram deste grupo, assim como, com os responsáveis pelo Setor de Educação do MST-RS. A partir destes materiais coletados, terei os elementos necessários para, com o apoio de autores, estabelecer as relações entre educação e movimentos sociais populares, trazendo a análise para a Educação Física nesta relação. | pt_BR |
dc.description.abstract | He construído para este trabajo um estúdio de caso de carácter cualitativo, que analisa la educación física inserida em la Escuela Itinerante del MST, y tiene como central la experiencia docente/discente de un colectivo de estudiantes de la ESEF/UFRGS y profesores formados por la misma, en el período entre 2008 y 2009, buscando estabelecer/compernder relaciones de esa área del conocimiento como Pedagogia del MST. De esa forma, tengo como problema orientador de la investigación la siguiente cuestión: Que contribuiciones la Pedagogia del MST puede proporcionar para la formación de professores de Educación Física, así como la organización de su trabajo pedagógica? El análisis de la práctica docente/discente será hecho partiendo de entrevistas semiestructuradas com los estudiantes y profesores que han participado de ese grupo, así como, com los responsables por el Sector de Educación del MST-RS. A partir de estos materiales recolectados,voy a tener los componentes necessários para, com el suporte de autores, buscar construir las relaciones entre educación y movimentos sociales populares, trayendo el analisis para la Educación Física em esta relación. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Educación física | es |
dc.subject | Pedagogia del MST | es |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Formación de profesores | es |
dc.title | As contribuições da pedagogia do MST à organização do trabalho pedagógico da educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000766313 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Educação Física (1266)