Produto lúdico sensorial para crianças com transtorno do espectro autista
dc.contributor.advisor | Brendler, Clariana Fischer | pt_BR |
dc.contributor.author | Pagliarini, Paola Löw | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-28T06:43:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/277649 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe desenvolver um produto lúdico sensorial que auxilie a integração sensorial em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de forma a promover bem-estar e maior qualidade de vida. Para tal, são apresentados como fundamentação teórica a Teoria da Integração Sensorial, a importância do brincar no desenvolvimento infantil e a relação das cores com o TEA. A metodologia proposta para a realização deste trabalho aborda o Design Centrado no Ser Humano proposto pela IDEO (2009) em conjunto com ferramentas metodológicas de Mike Baxter (2005), como o Desdobramento da Função Qualidade e a análise de similares, e a metodologia para projeto de produto de Back et al. (2008). Foram realizados questionários e entrevistas com especialistas, cuidadores e responsáveis pelas crianças com TEA, a fim de obter informações para auxiliar no desenvolvimento do produto lúdico sensorial proposto no presente trabalho. A análise de similares contribuiu para a obtenção dos requisitos de usuários e de projeto. O conceito foi definido com base nas necessidades dos usuários e requisitos do projeto, utilizando quatro eixos fundamentais que serviram como guia para auxiliar no desenvolvimento do produto, que são eles: customizável, ergonômico, lúdico e estimulante dos sistemas sensoriais. A partir dos conceitos foram geradas alternativas de produto e foi utilizada uma matriz de avaliação para chegar à solução final. A alternativa escolhida foi um brinquedo desmontável e customizável em formato de cachorro. A parte interna é composta por algumas pulseiras com diferentes texturas e cores que se encaixam formando o corpo do cachorro. A criança pode, então, escolher quais texturas mais lhe agradam para montar o cachorro. Há a possibilidade de utilizar estas pulseiras no pulso, além de funcionarem também como mordedor. Foi gerado um mockup físico deste brinquedo com o intuito de verificar a usabilidade do produto, e obteve-se resultados positivos. Por fim, as considerações finais trazem a possibilidade do uso do brinquedo por terapeutas a fim de auxiliar no diagnóstico do perfil sensorial da criança (hipo-responsivo, hiper-responsivo ou busca sensorial) e também no seu tratamento, ao oferecer diferentes experiências táteis à criança. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present work proposes to develop a playful sensory product that helps in sensory integration in children with Autistic Spectrum Disorder (ASD), in order to promote well-being and a better quality of life. For that, the Theory of Sensory Integration is presented as a theoretical foundation, the importance of playing in child development and the relationship of colors with TEA. The proposed methodology for this work addresses the Man-Centered Design proposed by IDEO (2009) in conjunction with methodological tools by Mike Baxter (2005), such as the Deployment of the Quality Function and the analysis of similars, and the methodology for product design by Back et al. (2008). Questionnaires and interviews were carried out with specialists, caregivers and guardians of children with ASD, in order to obtain information to assist in the development of the sensory playful product proposed in this work. The analysis of similars contributed to the fulfillment of the user and project requirements. The concept was defined based on users' needs and project requirements, using four fundamental axes that served as a guide to assist in product development, which are: customizable, ergonomic, playful and stimulating sensory systems. From the concepts, product alternatives were generated and an evaluation matrix was used to arrive at the final solution. The chosen alternative was a dismountable and customizable toy in the shape of a dog. The inner part is composed of some bracelets with different textures and colors that fit together forming the dog's body. The child can then choose which are the best textures to assemble the dog. There is the possibility of wearing these bracelets on the wrist, in addition to also functioning as a teether. A physical model of this toy was generated to verify the usability of the product, and positive results were obtained. Finally, the final considerations bring the possibility of using the toy by therapists in order to assist in the diagnosis of the child's sensory profile (hypo-responsive, hyper-responsive or sensory search) and also in its treatment, through the offer of different tactile experiences to the kid. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Product design | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Autism spectrum disorder | en |
dc.subject | Sensory integration | en |
dc.subject | Playful sensory product | en |
dc.title | Produto lúdico sensorial para crianças com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001130021 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Arquitetura | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Design de Produto | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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