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dc.contributor.advisorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorSkowronski, Marcelopt_BR
dc.date.accessioned2011-02-10T05:59:18Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27760pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda o processo de organização e sistematização dos conteúdos a serem trabalhados na Educação Física escolar entre 5ª e 8ª séries em quatro escolas estaduais do município de Erechim, RS. Tal intenção se justifica pelo fato de que não raras vezes se ouve dizer que a disciplina de Educação Física na escola não possui uma sequência de conteúdos que possam ser vistos como requisitos para a promoção do aluno a cada nível de ensino. O objetivo geral é identificar quais os recursos utilizados para a elaboração do Plano de Estudos da Educação Física escolar de 5ª a 8ª séries. Um provável documento a ser utilizado pelos professores na construção do Plano é o Referencial Curricular do Estado do RS, que dispõe de opções sistematizadas de conteúdos distribuídos ao longo do ensino fundamental e médio. Desta forma, o estudo também busca verificar se a sua implantação a partir do ano de 2010 produziu mudanças na apresentação de conteúdos da Educação Física nas escolas analisadas. De maneira específica pretende-se entender se existe um planejamento dentro da Educação Física escolar que apresente uma sequencialidade (ordem crescente de complexidade) de conteúdos entre a 5ª e a 8ª séries. Para responder os objetivos, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os professores responsáveis por estes níveis de ensino, além de uma análise dos Projetos Político Pedagógicos das escolas, bem como dos Planos de Estudo e Planos de Trabalho existentes para cada série de ensino. Os resultados retratam que o embasamento para a construção dos Planos de Estudo é pautado nas experiências profissionais dos professores, nos PCN e nos Referenciais Curriculares do RS. O Referencial Curricular apresentou acréscimo na diversidade de conteúdos nos Planos de Estudo em apenas uma das escolas. A sequencialidade e diversidade de conteúdos entre 5ª e 8ª séries está presente teoricamente em uma das escolas. Em outra esta é observada nas modalidades de futsal, vôlei e handebol. Uma instituição possui sequencialidade nos conteúdos de vôlei, basquete, futsal e handebol, sem deixar claro o que será desenvolvido em cada série. E por fim, uma escola não aparenta, no campo teórico, evidências de que os conteúdos são distribuídos dentro de uma ordem de complexidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the process of organizing and systematizing the contents to be worked in school physical education between 5th and 8th graders in four public schools in the city of Erechim, Brazil. That intention is justified by the fact that quite often hear that the discipline of physical education at school does not have a sequence of content that can be viewed as requirements for promotion to each student's level of education. The overall objective is to identify the resources used for the preparation of the curriculum of school physical education from 5th to 8th grades. A document likely to be used by teachers in preparing the National Curriculum is the state of RS, which has systematized options of content distributed throughout the elementary and high school. Thus, the study also seeks to determine whether its implementation from the year of 2010 produced changes in the presentation of content of physical education in schools analyzed. Specifically we intend to understand if there is a plan in physical education to provide a sequential (ascending order of complexity) of content between the 5th and 8th grades. To meet the goals, we conducted semi-structured interviews with teachers responsible for these levels of education, along with an analysis of Political Pedagogical schools, as well as study plans and Work Plans exist for each grade level. Results indicate the basement to do Plans Study is based in the professional experiences of teachers in the PCN and the RS Curriculum Benchmarks. The Curriculum showed an increase in content diversity of the study plans just in one school. The content sequential and diversity between 5th and 8th grades is theoretically present in one of whole schools. Another it is seen in terms of soccer, volleyball and handball. An institution has sequentiality in the contents of volleyball, basketball, soccer and handball, let unclear what will be developed in each series. And finally, a school doesn’t appear, academically, evidence that the contents are distributed within a complexity order.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEducational planningen
dc.titleA sequencialidade nos conteúdos de educação física de 5ª a 8ª séries : um estudo a partir de quatro escolas estaduais de Erechim/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766459pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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